Entre os grandes “vendedores” desta eleição na Bahia, o PSD lidera o ranking com 116 prefeituras, dentre elas, Alagoinhas, Conceição do Coité e Eunápolis, as quais são cidades relevantes para o cenário de suas respectivas regiões. Em seguida, o Avante elegeu prefeitos em 60 cidades, dentre elas Guanambi e Brumado, duas das maiores cidades do sudoeste baiano.
O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, conquistou 47 prefeituras, número considerado baixo em relação aos concorrentes. Cidades como Amargosa, Esplanada, Jaguaquara e Pintadas foram algumas das conquistas pelos petistas.
O partido ainda aposta em Camaçari, que ainda não foi contabilizada neste número por ir para o 2º turno com Caetano, ex-secretário estadual de Jerônimo.
A oposição, por sua vez, controla 108 prefeituras e segue sendo minoria na Bahia. Acontece que três das quatro cidades mais relevantes do cenário estadual estão nas mãos do União Brasil, principal representante da oposição: Salvador, com Bruno Reis; Vitória da Conquista, com Sheila Lemos; Feira de Santana, com Zé Ronaldo; e Camaçari, que no segundo turno conta com a participação de Flávio Matos. No total, o União Brasil conquistou 39 municípios — e tem sob seu comando o maior número de cidadãos baianos.
No entanto, o maior conquistador da oposição foi o Progressistas, que chegou a 42 prefeituras. Chamam a atenção a eleição de Eriton Santos em Candeias; Zé Cocá, em Jequié (que obteve uma das maiores porcentagem de vitória do estado) e Júnior Marabá em Luís Eduardo Magalhães.
Confira a lista de quantas prefeituras ficaram com cada sigla na Bahia:
PSD - 116
Avante - 60
PT - 47
PP - 42
União Brasil — 39
MDB - 33
PSB - 22
PCdoB - 15
PDT - 8
Podemos - 6
PV - 5
Republicanos - 5
Solidariedade - 4
PRD - 3
PL - 1
FONTE: BAHIA NOTÍCIAS/REPRODUÇÃO 07/10/2024
0 comentários:
Postar um comentário