Candidato à Prefeitura de Fortaleza, o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL-CE) tem sido criticado por aliados e até por adversários por “esconder” o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua campanha.
A crítica foi externada publicamente pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que apoia o petista Evandro Leitão, adversário de Fernandes no segundo turno da disputa na capital cearense.
“Não tenho dúvida, nós vamos ganhar essa eleição no segundo turno aqui em Fortaleza. Eu quero é que o André Fernandes mostre a cara e mostre o Bolsonaro aqui em Fortaleza”, disse o ministro na noite do domingo (6/10), após a confirmação do segundo turno."
Durante toda a campanha para o primeiro turno, Bolsonaro participou uma única vez de atividades de campanha de André Fernandes em Fortaleza: no dia 17 de agosto, logo no início da disputa.
Desde então, o deputado evitou citar o nome do ex-presidente durante a campanha, sobretudo após crescer nas pesquisas e superar o candidato Capitão Wagner (União Brasil), de centro-direita.
Esquecimento de Bolsonaro foi estratégico
Integrantes da campanha de André Fernandes admitem, nos bastidores, que o esquecimento de Bolsonaro na campanha foi estratégico e visou permitir um diálogo do candidato com o eleitorado de centro.
“No início da campanha, precisávamos de uma dose de bolsonarismo, porque o voto do Bolsonaro e da direita estava com o Capitão Wagner. A primeira medida, então, foi pedir para que o Bolsonaro fosse lá. Foi o ponta pé inicial para o Capitão cair o André subir. Depois que contamos para todo mundo que ele era o candidato do Bolsonaro, precisamos começar a dialogar com o centro”, afirmou à coluna, sob reserva, uma influente fonte da campanha de Fernandes. Aliados do bolsonarista lembram que Fortaleza é administrada por PT e PDT há quase 20 anos. Além disso, boa parte da população da capital cearense depende de programas sociais.
Bolsonarista continuará escondendo Bolsonaro no 2º turno
Apesar das críticas, André Fernandes pretende continuar com a estratégia de não explorar a imagem de Bolsonaro na campanha para o segundo turno em Fortaleza.
Fonte: Igor Gadelha/Metrópoles - 09/10/2024
0 comentários:
Postar um comentário