terça-feira, 5 de novembro de 2024

Eleições nos EUA: O que são os estados-pêndulo e que horas eles fecham as urnas?

 

Formalização do resultado das eleições dos EUA só acontece em dezembro
Flickr / Becky McCray - Formalização do resultado das eleições dos EUA só acontece em dezembro


As  eleições presidenciais dos Estados Unidos serão definidas nesta terça-feira (5) e o resultado pode ser decidido por alguns estados-chave, conhecidos como estados-pêndulo ou swing states.

Esses estados, como o nome sugere, podem "balançar" entre partidos, dependendo do ciclo eleitoral, e desempenham um papel fundamental no desfecho da corrida eleitoral.

Atualmente, Wisconsin , Michigan , Nevada , Arizona , Pensilvânia , Carolina do Norte e Geórgia são considerados estados-pêndulo.

Diferente de estados como Nova York , tradicionalmente democrata, ou Texas, que costuma votar nos republicanos, os estados-pêndulo não têm uma inclinação partidária fixa, tornando-se territórios de alta imprevisibilidade. 

Mudanças no cenário eleitoral

A configuração atual dos estados-pêndulo nem sempre foi a mesma. Estados como Califórnia já foram redutos republicanos, mas hoje são predominantemente democratas. "Consideramos um estado como pêndulo quando ele alterna entre partidos em eleições consecutivas ou por margens muito pequenas", explica Carlos Gustavo Poggio, professor do Berea College, em entrevista à CNN.

Arizona e Geórgia são estados que, historicamente, votavam com os republicanos, mas recentemente têm oscilado, tornando-se cruciais nas eleições.

Entre os principais fatores que tornam um estado pêndulo estão questões demográficas e urbano-rurais. A professora Denilde Holzhacker, da ESPM, destaca que as mudanças populacionais também influenciam no comportamento de cada estado. "Enquanto a zona rural tende a ser mais conservadora e ligada aos republicanos, os centros urbanos abrigam um eleitorado mais progressista ou moderado", observou em entrevista à CNN.

Ela também menciona a Flórida, que por muito tempo foi um estado-pêndulo, mas que nas últimas eleições consolidou-se como favorável aos republicanos.

Estados-pêndulo como Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin são decisivos por causa do  sistema de votação do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos,  no qual a vitória é definida de forma indireta. Cada estado tem um número de delegados proporcional à sua população, e o vencedor em cada estado leva todos os votos daquele local no colégio eleitoral, com exceção de Maine e Nebraska.

Fonte:PORTAL IG -05/11/2024

0 comentários:

Postar um comentário