quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Educação: MEC divulga resultado do ENEM 2009


O Ministério da Educação divulgou o resultado do Enem 2009, para o candidato ter acesso ao resultado pode acessar, o site www.sistemasenem2.inep.gov.br/enem2009.
Com a nota em mãos, a partir de sexta-feira os estudantes poderão se candidatar a uma vaga nas universidades federais que aderiram ao Enem. Isso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada, cuja regulamentação foi publicada na edição dessa quarta-feira do Diário Oficial da União.
É possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem através do CPF do candidato e a senha contida no cartão de confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição para o exame, com a senha.
Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema, informando CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. No sistema, também é possível resgatar o número de inscrição. Não são permitidas alterações nos dados cadastrais.
Os candidatos recebem quatro médias diferentes, uma para cada área avaliada no exame, calculadas na metodologia da teoria de resposta ao item (TRI). Também está disponível a média na redação.
Os participantes que realizaram o exame em janeiro também poderão acessar suas notas a partir desta quinta-feira. As médias agregadas do Brasil, estados e escolas serão divulgadas posteriormente, segundo o ministério.
O Enem 2009 foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro e avaliou quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, mais a redação.
Cerca de 40 universidades federais aderiram à proposta de substituir o vestibular tradicional por um novo modelo de seleção por meio do Enem. Algumas substituíram totalmente seus processo seletivos pelo exame, outras vão usar a nota como integrante do vestibular.

Confira a lista das Universidades Federais que vão utilizar a nota do Enem em seus vestibulares.

Região Norte- Universidade Federal do Amazonas (Ufam): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas. O exame também será utilizado para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Acre (Ufac): Utilizará o Enem a partir de 2009 para preencher as vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Tocantins(UFT): Utilizará o exame como fase única para preencher 25% das vagas, além das remanescentes.
- Universidade Federal de Rondônia (Unir): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 10% das vagas.
Região Nordeste- Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
- Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.
- Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido(Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.
Região Centro-Oeste- Universidade Federal de Goiás (UFG): Utilizará 40% da nota do Enem na primeira fase do vestibular. O exame também será usado para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Utilizará o Enem para seleção em fase única e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame será utilizado como fase única para preencher um percentual específico das vagas, ainda a ser definido.
Região Sudeste- Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
- Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor 50% da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.
- Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.
- Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.
- Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop): Já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.
- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25% das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes primeira fase do vestibular.
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Enem substituirá a primeira fase do vestibular.
Região Sul- Universidade Federal do Rio Grande (Furg): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.
- Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.
Fonte:Redação Terra
Colaborou com esta notícia o internauta Guilherme Vieira, de Piumhi (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

0 comentários:

Postar um comentário