quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eleições 2010: Co-Presidente da Natura será vice na chapa do PV, diz Marina Silva

A senadora Marina Silva (PV-AC) confirmou nesta quinta-feira o empresário Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura, como provável candidato à vice de sua chapa para a Presidência da República.
"Há o desejo de ambas as partes, do PV e de grande parte do empresariado brasileiro", disse em entrevista coletiva em Porto Alegre. Marina está na cidade para atividades do Fórum Social Mundial.
Leal disse que a confirmação da chapa passará por um processo de amadurecimento, como a composição de outras candidaturas, que, assim como a de Marina, ainda não anunciaram formalmente os vices.
"Quando me filiei foi um gesto político. Tinha o significado de que estou a serviço do movimento que a Marina está promovendo. Os desejos, as disponibilidades políticas estão colocadas, precisam ser amadurecidas", afirmou o empresário.
Segundo Marina, Leal é um empresário que discutia e se preocupava com a sustentabilidade "quando o tema ainda não era moda".
A senadora e pré-candidata à Presidência da República minimizou o anúncio do PSOL de que não apoiará oficialmente sua candidatura e reafirmou que, apesar da ausência de aliança, vai apoiar a candidatura de Heloísa Helena para o Senado por Alagoas.
Marina também evitou polemizar sobre o apoio que o candidato do PV à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2008, deputado Fernando Gabeira, recebeu do PSDB e do DEM. "São questões regionais."
A senadora afirmou que como todos os pré-candidatos ainda não definiu uma plataforma de governo, mas que suas propostas deverão reconhecer e manter avanços das duas gestões anteriores, a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em relação às críticas sobre a pouca experiência como gestora, Marina lembrou os mais de cinco anos à frente do Ministério do Meio Ambiente e disse que o debate não pode ser reduzido a esse aspecto.
"Governar um país vai além da gestão. Se bastasse um técnico, com certeza o Lula nunca teria sido presidente, porque ele não tinha experiência de gestão", disse.
Filiação
Guilherme Leal se filiou ao PV em 30 de setembro passado, durante um evento em São Paulo. Desde então, o empresário é cotado para ser o candidato a vice de Marina Silva.
Na época, Leal rejeitou comparações com o vice-presidente José Alencar, que também é empresário, e negou ter um projeto político. Porém, ele não descartou a possibilidade de sair candidato.
"Estou a serviço de um projeto para o país sob a liderança de Marina Silva. Quem assina uma ficha antes de 3 de outubro se coloca à disposição de um projeto político", afirmou Leal no dia de sua filiação.
Fonte:Ag.Brasil
Ag.Folha

0 comentários:

Postar um comentário