quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Educação: UNEB vai atender mais cinco municipios pela Parfor

Dirigentes da UNEB e representantes das cidades beneficiadas/Foto:Ascom/Uneb

A UNEB vai implantar em municípios do Vale do Jiquiriçá, no recôncavo sul da Bahia, uma célula do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).

Em reunião no gabinete da Reitoria da universidade, no Campus I, em Salvador, realizada nessa terça-feira, dia 14 de setembro, o reitor Lourisvaldo Valentim garantiu a implantação de turmas de licenciatura em Pedagogia nos municípios de Planaltino, Maracás, Brejões, Itatim e Elísio Medrado.

No encontro, que contou com a participação de prefeitos, secretários e representantes das cidades beneficiadas, foi assinado o consórcio que especifica as atribuições da UNEB e das prefeituras municipais para a oferta da graduação.

“Temos consciência da relevância que as licenciaturas da UNEB têm para todos os municípios baianos, pois vêm tornando realidade o sonho de muitas pessoas, que é ingressar em uma universidade pública de qualidade. Por isso não temos medido esforços para a implantação dos cursos do Parfor por todo o estado”, ressaltou o reitor Valentim.


A vice-reitora, Amélia Maraux, os pró-reitores de Graduação (Prograd), José Bites, e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, e a assessora dos Programas Especiais (Aspes) da Prograd, Norma Neyde Queiroz, também prestigiaram o encontro.


Norma Neyde contou que a iniciativa de procurar a UNEB para a implantação do curso foi dos próprios prefeitos: “Eles reconhecem a importância dessa graduação para o desenvolvimento desses municípios. A licenciatura vai contribuir fortemente para a melhoria da qualidade do ensino básico na região”, pontuou a assessora.

Ainda de acordo com a assessora, as inscrições para o curso, que terá duração de três anos, estão previstas para começar em novembro e as aulas já devem iniciar em janeiro de 2011, comemora.

O Parfor é um projeto criado pelo governo federal para cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional, que prevê a formação inicial e continuada dos professores da educação básica.

A universidade aderiu ao plano em 2009, tonando-se a maior executora do Parfor no país. Além de já ter capacitado 20 mil docentes pelo programa Rede UNEB, outros 20 mil estão em formação pelo plano nacional.

Atualmente mais de 250 municípios baianos estão sendo beneficiados com os cursos da instituição. São oferecidas licenciaturas nas áreas de artes, ciências biológicas, ciências da computação, educação física, física, geografia, história, letras, matemática, sociologia, pedagogia e química.
Texto: Carol Soledade/Núcleo Jornalismo da UNEB
Fonte:Site UNEB.BR

0 comentários:

Postar um comentário