sábado, 20 de agosto de 2011

Educação: UNEB realiza aula inaugural do mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação

Em primeiro plano,o aluno Ancelmo Machado,egresso do curso de Pedagogia no Campus XVI-Irecê da UNEB - Foto:Reprodução.


“A UNEB está de parabéns pelo pioneirismo na criação e implantação de um mestrado profissional. Vamos aproveitar a experiência dessa universidade para futuramente fazer algo similar na nossa instituição.”

O elogio foi feito pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Robert Verhine, que ministrou a aula inaugural do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB, hoje (19), no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, no Salvador Shopping, na capital.

“As exigências para se abrir um mestrado profissional são maiores do que para implantar um acadêmico. Hoje só existem sete cursos com essa característica. A UNEB é uma instituição que mantém fortes laços com a sociedade baiana, além de articulações históricas com a educação básica. Essa pós-graduação tem tudo para ser referência na área”, aponta Verhine, que abordou o tema Mestrado profissional: desafios e tendências.

A mesa de abertura da aula magna foi presidida pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim. “O Gestec é um mestrado diferenciado, sobretudo por estabelecer parcerias com diversas instituições públicas e privadas, oportunizando a troca de experiências profissionais”, considerou.


Além de Valentim, compuseram a mesa a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), vinculada a Secretaria estadual da Educação (SEC), Amélia Maraux, a vice-reitora da UNEB, Adriana Marmori, o diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador), Antônio Amorim, o gerente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Fernando Carvalho, e o coordenador do mestrado, Ivan Novaes.

“O Gestec já nasce fortalecido pela confiança dos mais de 700 candidatos que se inscreveram na seleção. Vamos continuar trilhando juntos o caminho rumo à inovação e renovação da educação no estado”, afirmou Ivan.

A pós-graduação stricto sensu, oferecida gratuitamente, é vinculado ao DEDC do Campus I. Entre os estudantes da primeira turma do curso está o assessor especial de Inovação e Infraestrutura da universidade, Djalma Fiuza, que aguarda o início das aulas com grande expectativa.

"Estava esperando por um curso como esse para dar continuidade à minha formação. Esse é o momento ideal para desenvolver o meu projeto de pesquisa, que consiste na criação de um ambiente virtual de aprendizado para a UNEB”, contou Djalma.

Outro discente do curso, Renato Rivas ponderou que, futuramente, poderá ter mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho por conta do tipo de formação que o mestrado oferece.

“Meu sonho é ser professor, fazer a diferença no cenário da educação baiana. Tenho certeza que esse curso me dará subsídios para isso”, disse Renato.

A programação da aula inaugural contou ainda com apresentação teatral do grupo Chica Vesga e show musical da dupla Rivas e Breno Carneiro.

Também prestigiaram as atividades representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e da Faculdade Nobre (Fan), de Feira de Santana, parceiros na iniciativa.




Fonte:Reportagem de Wania Dias do núcleo jornalismo e ascom da UNEB

0 comentários:

Postar um comentário