Com as facilidades do
acesso eletrônico a documentos e informações, as secretarias e órgãos públicos
estaduais deixarão de emitir, a partir de novembro, o contracheque dos
servidores do Estado em formato impresso. O documento poderá ser acessado no
Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), por meio dos caixas
eletrônicos do Banco do Brasil e também pelo portal do banco na internet. Com o
fim da emissão mensal do contracheque dos 260 mil servidores (ativos, inativos e
pensionistas), o governo também deixará de gastar em torno de R$ 2 milhões ao
ano com impressão e postagem do documento.
A suspensão do contracheque
no formato impresso integra uma série de medidas de economia e sustentabilidade
que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado, a exemplo do Projeto Papel Zero,
para incentivar a diminuição da impressão gráfica de projetos e documentos. A
ideia é tramitar tudo o que for possível em meio digital.
O servidor poderá ter
acesso e, caso deseje, imprimir seu contracheque através do Portal do Servidor.
O acesso somente será feito mediante identificação e senha, que poderá ser
cadastrada nos setores de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde o
servidor estiver lotado. Estes setores também passarão por processo de
capacitação, visando tirar dúvidas e resolver problemas dos servidores que
tiverem dificuldades em relação à atualização de dados cadastrais, criação de
senha e de e-mail.
"É importante destacar que
o contracheque digital terá código de autenticidade, o sigilo dos dados será
preservado por senha digital e na internet as informações poderão ser
consultadas com maior antecipação, porém não é necessário imprimir para guardar,
pois o Portal do Servidor armazena todos os contracheques, deixando-os sempre
acessíveis", destaca o coordenador de Tecnologias da Saeb, André
Peixinho.
A questão da segurança é
outro ponto importante. Devido à complexidade de produção e distribuição dos
contracheques em formato impresso, o documento já chegava com atraso ao
servidor. Além disso, caso o documento não fosse entregue em mãos, por problemas
de entrega ou postagem, a confidencialidade das informações corria o risco de
ser violada. Além disso, geravam acúmulo de papel nos setores de
RH.
Entendo que exista hoje um
apego de alguns servidores ao contracheque impresso, mas precisamos adotar
práticas mais modernas, econômicas e sustentáveis para otimizar o funcionamento
do serviço público”, explica a diretora geral da Secretaria da Agricultura,
Jucimara Rodrigues. Ela acrescenta, ainda, que o contracheque impresso implica
em gastos com combustível, disponibilização de servidores para separação e
distribuição, além da ocupação de espaço nas áreas de RH, quando os documentos
não são entregues por algum problema no sistema de
distribuição.
ACESSO AO
CONTRACHEQUE PELO PORTAL DO SERVIDOR
Para criar uma nova senha
ou resolver problemas com a senha antiga, entre em contato com a Coordenação de
Recursos Humanos da sua unidade para cadastrar o e-mail. A lista está disponível
no Portal do Servidor, em Telefones Úteis, no menu principal, à direita da
página. É fundamental cadastrar um endereço de e-mail para obter a senha, o que
deverá ser feito na coordenação de RH do órgão ou secretaria onde está
lotado.
Caso tenha esquecido a
senha, entre em Pagamentos e Senhas”, no menu principal, e clique em "esqueci a
minha senha" e preencha os campos de CPF, RG e data de nascimento. A nova senha
será enviada para o seu e-mail. Se você ainda não tem e-mail cadastrado, fale
com o setor de RH, pois este é um procedimento fundamental para ter acesso ao
contracheque pelo Portal. Ainda está disponível uma página com as dúvidas mais
freqüentes dos servidores:
http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/orientacao/solucao-de-problemas-na-alteracao-da-senha-do-contracheque.
ACESSO AO
CONTRACHEQUE PELO BANCO DO BRASIL
No caixa eletrônico: depois
de entrar com o seu cartão do banco, na tela inicial clique em Consultas”. Em
seguida, em Contracheque”. Na tela seguinte, em Identificador/matrícula”, você
deve digitar o seu CPF, e aí é só escolher o mês e o ano do contracheque
desejado. Lembre-se: você pode imprimir gratuitamente uma vez por
mês.
Na página www.bb.com.br: após entrar com a senha de internet na área com
os dados da sua conta, clique no botão Serviços e Segurança”; em seguida, em
Outros serviços; daí em Outras opções; e então em “BB Contracheque. A tela vai
solicitar a identificação (coloque o CPF), o mês e o ano do
contracheque.
APOSENTADOS E
PENSIONISTAS
Os aposentados e
pensionistas devem procurar os postos do Ceprev para cadastrar e-mail e senha. A
lista está no Portal, no endereço http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/content/ceprev. Aqueles
que residem em Salvador podem ligar para 3116-5440/ 5437/5434 e obter a
orientação de como proceder. Os aposentados e pensionistas continuarão recebendo
correspondências eventuais de assuntos de seu interesse, como o recadastramento,
por exemplo.
CENTRAL DE
ATENDIMENTO
A Saeb está montando uma
Central de Atendimento para aqueles que tiverem maiores dificuldades em criar a
senha para o contracheque. A Central atende os servidores no SAC Servidor,
situado no antigo SAC da Boca do Rio (Av. Oceânica, segundo andar), de segunda a
sexta, das 8h às 18h.
Fonte:SAEB/Portal servidor
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