sábado, 3 de novembro de 2018

Enem 2018: Veja quanto você precisa tirar pra ganhar bolsa


Quem faz o Enem 2018 tem chances reais de ganhar uma bolsa de estudo em faculdade particular.
É um processo que exige bastante dedicação, já que esse tipo de benefício vai para quem apresenta as melhores notas.
A pontuação que você precisa tirar no Enem vai variar de acordo com o curso, a faculdade escolhida e até o turno em que deseja estudar.
Quer saber quanto é preciso tirar no Enem 2018 para ganhar a sua? A gente explica tudo a seguir.

Como ganhar bolsa de estudos com a nota do Enem 2018

O caminho mais rápido para conseguir bolsa usando a nota do Enem é por meio do Programa Universidade para Todos, o famoso ProUni.
O processo seletivo ocorre duas vezes por ano. Em 2019, os candidatos que fizeram o Enem em 2018 terão duas chances de ganhar o benefício: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
O programa é voltado a estudantes que não têm condições de bancar os custos de uma faculdade particular.
Para concorrer, é necessário apresentar renda familiar dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Educação (a gente vai explicar mais adiante) e ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou na rede particular com bolsa integral.
O ProUni escolhe os bolsistas por meio da nota do Enem. Aqui vale a tradicional fórmula de quanto mais alta pontuação, maiores as chances de sucesso.
Aliás, falando em nota, a mínima necessária para participar do ProUni é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
Isso não quer dizer que quem tem essa pontuação mínima consegue bolsa automaticamente.
Pelo contrário. O programa pode ser bastante concorrido. As notas mínimas necessárias para passar vão variar de acordo com o curso, o turno, a faculdade, a cidade e às vezes até a unidade escolhida.
No momento da inscrição, o candidato pode fazer duas opções de curso. Ele também precisa informar ser irá concorrer por meio de cotas ou pela disputa geral.
No ProUni, o governo distribui bolsas parciais integrais. As parciais vão para candidatos que apresentam renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. As integrais vão para quem tem renda familiar bruta mensal até um salário mínimo e meio por pessoa.
Ah, outra informação super importante: o ProUni também tem bolsas em cursos a distância.

Quanto é preciso tirar no Enem para conseguir bolsa

Como a gente já explicou lá em cima, a nota necessária para ganhar bolsa varia bastante de acordo com o curso.
Graduações muito concorridas, como Medicina, Odontologia, Psicologia e Engenharia podem exigir uma pontuação lá nas alturas.
Para você ter ideia, a gente separou algumas notas médias registradas nos últimos anos em diferentes cursos.
- Acima de 750 pontos - Medicina, algumas engenharias e Direito em faculdades badaladas.
- Entre 650 e 750 pontos - Engenharia, Psicologia, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Direito.
- Entre 600 e 650 pontos - Gastronomia, Ciências Contábeis, Administração, Gastronomia, Estatística, Logística, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Rádio e TV,
- Entre 500 e 600.Pontos -Publicidade e Propaganda, Farmácia, Fisioterapia,
- Entre 450 e 500 pontos -Pedagogia, Matemática, Química, Física, Ciências Sociais, alguns cursos de Administração, alguns de Direito, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Turismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira, Educação Física
Como você pode ver, dá para entrar em diversos cursos com a nota mínima do ProUni, ou com desempenho um pouco acima do que é exigido para se inscrever. O segredo para conseguir vaga com a sua pontuação é ficar de olho no processo seletivo. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema já começa a divulgar as notas de corte, o valor mínimo para entrar em cada vaga.
Ao longo do processo seletivo, você pode comparar essa nota de corte com a que você tem. Se a do sistema estiver acima, dá para mudar de opção quantas vezes quiser. Se estiver abaixo, tudo certo - só não deixe de acompanhar a flutuação, já que elas podem mudar todos os dias.
Caso seja contemplado com uma bolsa do ProUni, o estudante poderá manter o benefício até o final do curso.

As datas do Enem 2018

O Enem 2018 acontece nos dias 4 e 11 de novembro. Os participantes precisam resolver 180 questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além de tudo, ainda fazem uma redação.
Os resultados devem ser divulgados em janeiro de 2019.
fonte:Guia de Carreira/MSN 03/11/2018-11:18min.

0 comentários:

Postar um comentário