quarta-feira, 27 de março de 2019

Ex-presidente do Inep diz que Vélez é 'gerencialmente incompetente' para MEC


Ex-presidente do Inep diz que Vélez é 'gerencialmente incompetente' para MEC
foto:reprodução


Após deixar a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues disse que o ministro Ricardo Vélez Rodriguez é "gerancialmente incompetente" e "não tem controle emocional" para comandar a educação brasileira. Rodrigues foi demitido nessa terça-feira (26) em meio à mais recente polêmica da pasta: a suspensão da avaliação alfabetização neste ano.

Primeiro, uma portaria assinada por Rodrigues definiu que o exame só voltaria a ser realizado em 2021, sob o argumento de que esse prazo serviria para as escolas se adequaram à Base Nacional Comum Curricular. Porém, diante da repercussão negativa no setor, o governo voltou atrás e revogou a portaria no dia seguinte.

"A minha demissão não foi uma injustiça. Foi um ato de incompetência gerencial de um ministro que não tem poder de gestão, não tem controle emocional para dirigir a Educação do Brasil. Pesou o fato de eu ser ligado à ala militar; de ser amigo do grande profissional que é o (Antonio Flávio) Testa (sociólogo que trabalhou desde a campanha e foi dispensado por Veléz durante a transição após um desentendimento). E pesou o fato de termos um modelo de gestão aplicada no Inep muito destoante do que vem sendo aplicado no MEC", afirmou o ex-presidente do Inep em entrevista ao jornal O Globo. Ele acrescenta que Vélez não tem conhecimento de gestão nem é um  educador, portanto, não consegue gerenciar o trabalho.

fonte:BN c/adaptações

0 comentários:

Postar um comentário