sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Como atualizar o CadÚnico para comprovar renda no Sisu 2025

                                               imagem:reprodução

                                               
O Sisu 2025 (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para universidades públicas em todo o Brasil, inicia seu período de inscrições nesta sexta-feira (17).

 

Para participar, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 sem zerar a redação. O processo seletivo conta com um sistema de cotas, que visa ampliar o acesso ao ensino superior para grupos minoritários.
 

Algumas instituições participantes aceitam o CadÚnico (Cadastro Único) como forma de comprovação de renda. Essa base de dados, mantida pelo governo, reúne informações de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
 

As famílias inscritas no CadÚnico precisam atualizar seus dados a cada 24 meses ou antes, caso haja mudanças na composição familiar, de endereço ou de renda.
 

O cadastro deve ser realizado por um responsável familiar maior de 16 anos, preferencialmente do sexo feminino. As informações são fornecidas em uma entrevista no centro de assistência social ou durante visita de um agente municipal. É necessário apresentar documentos de todos os integrantes da família, com destaque para o CPF.
 

Além do CadÚnico, a comprovação de renda para o Sisu pode ser feita por outros meios, como declarações de Imposto de Renda, extratos bancários e contracheques. O envio dos documentos funciona de forma específica para cada uma das instituições, assim, para mais informações, os candidatos devem consultar as universidades de interesse.
 

COMO REALIZAR A ATUALIZAÇÃO?
 

PELO APLICATIVO
 

A atualização do Cadúnico pode ser feita por meio do aplicativo Cadastro Único. Para saber qual é a situação de seus dados, o usuário deve acessar a opção de "Atualização Cadastral por Confirmação", que indicará umas das três situações:
 

Banner verde: significa que o cadastro da família está atualizado e não é necessária qualquer ação;
 

Banner amarelo: o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, é possível atualizar os dados utilizando a opção "Atualização Cadastral por Confirmação";
 

Banner vermelho: o cadastro já está desatualizado, sendo necessário realizar atualização, que também pode ser feita clicando no botão "Atualização Cadastral por Confirmação".
 

A funcionalidade de atualização no aplicativo está disponível apenas para usuários com perfil de responsável familiar. Além disso, todos os dados exibidos precisam estar inalterados —sem inclusão, exclusão ou modificação de informações.
 

O responsável familiar deve verificar as informações apresentadas e marcar a declaração de veracidade.
 

Se houver necessidade de alterar algum dado, o responsável deverá comparecer a um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para realizar a atualização presencialmente.
 

POR TELEFONE
 

Aqueles que preferirem podem ligar para o telefone 0800 707 2003, disponibilizado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Nele, o cidadão poderá verificar a situação do benefício, datas de recebimento e saque dos programas aos quais ele participa.
 

CRONOGRAMA DO SISU 2025
 

Inscrição: 17 a 21 de janeiro

Chamada regular: 26 de janeiro

Matrícula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31 de janeiro

Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro

Convocação dos selecionados pela lista de espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro



FONTE: BN - 17/01/2025

0 comentários:

Postar um comentário