quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tecnologia: UNEB conquista premiação inédita



A equipe Bahia Robotics Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), retorna à Salvador nessa quinta-feira, trazendo o primeiro troféu do Brasil da RoboCup 2009.
A Bahia MR, time da BRT, garantiu o terceiro lugar na classificação geral da liga de Futebol em Realidade Mista, da competição mundial de robôs e inteligência artificial, que aconteceu entre os dias 29 de junho e 5 de julho, na Áustria.
“Essa nova conquista dos nossos estudantes e docentes é motivo de orgulho para a comunidade acadêmica e para todo o país”, declarou, emocionado, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim.
Além da Bahia MR, os times Bahia 2D e Bahia 3D da BRT competiram em três modalidades: Futebol de Robôs em Realidade Mista, Futebol de Robôs Simulados em 2D e Futebol de Robôs Simulados em 3D.
Nessa última, a equipe Bahia 3D conseguiu superar oito times e garantiu a décima segunda colocação, utilizando o modelo mais complexo de robô: o humanóide.
A infraestrutura necessária para o funcionamento dos robôs, chamada de SoccerServer, foi toda desenvolvida pelos estudantes da universidade.
Adailton Júnior, Adriano Botelho, Bruno Silva, Fagner Pimentel, José Grimaldo e Juliana Reichow, do curso de Sistema de Informação do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I; e Alexsandro Cerqueira, Elen Casaes e Luciana Silva, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário da Bahia (FIB), são os responsáveis pela tecnologia.
O professor Marco Simões, líder da linha de Pesquisa Robótica Inteligente do Acso, comenta os resultados positivos desse trabalho:
“Conquistar o primeiro troféu do Brasil em um evento internacional desse porte é um grande incentivo para que os estudantes continuem desenvolvendo e aperfeiçoando tecnologia na área de robótica”, avalia o professor.
RoboCup 2010
Além da vitória alcançada na competição, a equipe foi surpreendida outro reconhecimento ao talento de seus componentes: José Grimaldo e o professor Marco Simões foram os únicos brasileiros convidados a integrar o comitê técnico e organizador da liga de demonstração Realidade Mista, na Robocup 2010.
“Esse convite é um reconhecimento da comunidade internacional ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela universidade", observou o coordenador do Acso, Josemar Souza.
Os melhores resultados obtidos por brasileiros em edições anteriores da RoboCup são da própria equipe BRT. Em 2007, quando esteve em quarto lugar no torneio de futebol da liga Realidade Mista, em Atlanca (EUA); e em 2008, quando conquistou a terceira colocação da mesma liga, na China.
Os estudantes compareceram ao RoboCup 2009 acompanhados por Marco Simões e Josemar Souza, coordenador do Acso.
O evento contou com a participação de quatro mil pessoas vindas de 44 países, se caracterizando como um momento de troca de informações entre pesquisadores, graduandos e representantes de indústrias da área de robótica.

Texto: Ascom/UNEB. Imagem:] ap/ar

0 comentários:

Postar um comentário