domingo, 29 de abril de 2012

Irecê: Safra de feijão e milho já foi perdida com a seca

Vista aérea da perda da safra do feijão e milho-foto:Manu Dias /reprodução

Quem quiser comer milho cozido e canjica nesse São João vai ter que pagar mais caro. Com a seca que atinge quase todo o semiárido baiano desde março, 91,8% da safra de milho já foi perdida. A situação do feijão é ainda pior: 92,6% de perdas. “Salvador vai ter que comprar de outros estados e os preços devem aumentar um pouco por causa da lei da oferta e da procura, mas não será nada alarmante”, minimiza o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles.


O aumento já começou a ser sentido pelo consumidor. Dados da Casa Civil estadual dão conta de que o preço da cesta básica no estado aumentou de R$ 204 para R$ 211 entre fevereiro e abril. E o feijão foi um dos responsáveis: aumentou 9,14% neste período.


Teles explica que o milho e o feijão foram os mais afetados porque os agricultores costumam plantar os dois grãos justamente entre março e abril, para colher no São João. Só que acabaram surpreendidos pela estiagem e o resultado foi a perda de quase toda a safra.


Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

0 comentários:

Postar um comentário