Depois do imbróglio gerado com as exigências da Desenbahia para a
concessão do financiamento de R$ 120 milhões para a JAC Motors, a
montadora chinesa anuncia que, agora, independentemente da liberação de
recursos pela agência baiana de fomento, não há mais interesse do grupo
em construir, no momento, uma fábrica no estado. A retração do setor
automotivo no país seria o motivo para a suspensão do projeto, que
envolve investimentos de R$ 1 bilhão. "Não temos mais a intenção de tocar a fábrica na Bahia, pelo menos não
até o ano que vem, já que o setor não tem dado sinais de um nível de
recuperação em 2016 que torne o empreendimento viável economicamente",
afirmou, nesta sexta-feira, 9, o diretor de Assuntos Corporativos da JAC
Motors, Eduardo Pincigher.
Segundo Pincigher, assim como em outras montadoras, muitas
concessionárias da empresa foram fechadas em todo o país. Em Salvador,
há atualmente somente uma concessionária, no bairro do Caminho das
Árvores.
A montadora, que chegou a alcançar 3 mil veículos comercializados no
país em abril de 2011, vende em média hoje 400 carros por mês. "Uma
demanda que, portanto, não justifica a entrada em operação de uma
fábrica com capacidade de produção de 100 mil unidades por ano", frisou
Pincigher.
Incentivos mantidos
Por conta do projeto, que geraria 3.500 empregos diretos e 10 mil
indiretos, a empresa passou a importar veículos e peças pelo Porto de
Salvador, com incentivos fiscais que só foram suspensos pelo governo
federal apenas em setembro do ano passado. Atualmente, a JAC ainda conta
com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para até
4.800 carros importados pela Bahia. "A quantidade já é considerada
suficiente para atender a demanda atual do mercado", explica Pincigher.
No estado, ainda são mantidos, por outro lado, incentivos relativos ao
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Secretaria
da Fazenda confirmou, em nota, que o protocolo prevê isenção do ICMS
nessas operações, até a implantação da fábrica. "Caso a planta não seja
implantada, de acordo com o protocolo, o estado fará a cobrança do
imposto não recolhido", ressalta.
A Secretaria da Fazenda ainda informou que a última importação de
veículos pela JAC Motors aconteceu em agosto. Até então, as importações
feitas pela empresa em 2015 somaram 3.299 veículos. Em agosto, só foram
140 veículos importados.
Novela antiga
Antes mesmo das exigências da Desenbahia para liberar o financiamento
solicitado pelo grupo, as obras da fábrica -- que deveria ser inaugurada
no final de 2014 - ficaram comprometidas por três fatores apontados
pela montadora: primeiro, as dificuldades para obtenção das licenças
ambientais; depois, o excesso de chuvas no período das obras de
terraplenagem; e, por último, a mudança na composição societário da JAC
Brasil, com os chineses assumindo como majoritários, em relação ao
grupo SHC, do empresário brasileiro Sérgio Habib.
O SHC explica que a JAC chinesa ainda estuda a implantação de uma
fábrica de caminhões no Brasil. O projeto baiano é para fabricar
automóveis de passeio.
Gestor do Cofic estranha razão alegada por montadora
O superintendente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic),
Mauro Pereira, estranhou a razão alegada pela JAC Motors para suspender o
projeto de implantação da fábrica no município baiano. “Geralmente, as
indústrias atuam sempre com uma visão de longo prazo”, disse Pereira.
Segundo ele, mesmo com a retração na economia brasileira, outras
empresas mantiveram inalterados seus projetos de implantação de fábricas
no Polo, a exemplo da SNF Flopan, que produz polímeros usados na cadeia
de petróleo e tratamento de água, e a Tecsis, que fabrica pás para
turbinas eólicas.
A Detén também está dando continuidade à expansão da unidade no
complexo industrial baiano. A empresa é a única produtora no país de
LAB, matéria-prima básica para a produção de detergentes biodegradáveis.
“Prioridade”
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Djalma Machado,
informou que a empresa já havia comunicado a suspensão temporária do
projeto, desde a semana passada, tanto para a prefeitura, quanto para o
governo estadual, em audiência na Secretaria Estadual de Desenvolvimento
Econômico (SDE). “Realmente, eles nos alertaram para o cenário difícil
para o setor, o que inviabilizaria a fábrica baiana por agora, mas, por
outro lado, revelaram que a empresa ainda tem a Bahia como prioridade
para seus investimentos futuros”, informou Machado, lembrando que a JAC
Motors é hoje uma das maiores exportadoras da China. “É importante que a
empresa mantenha mesmo o foco em nosso estado”.
Fonte:Joyce de Sozua/atardeonline
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