sábado, 27 de janeiro de 2018

Santo Estêvão: homem que omitiu alcoolismo morre após tomar vacina contra febre amarela

Santo Estêvão: homem que omitiu alcoolismo morre após tomar vacina contra febre amarela
Foto: Divulgação
Um homem de 57 anos morreu na cidade de Santo Estêvão, na Bahia, no último sábado (22), após tomar a vacina contra febre amarela, no dia 15 de janeiro. Segundo informações do jornal A Tarde, a Secretária de Saúde do município, Orlandina Nascimento, contou que o homem era alcoólatra e omitiu a informação para ser vacinado e que começou a sentir os sintomas dias depois de tentar a imunização. 

Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), divulgado nesta sexta-feira (26), confirmou a presença do vírus no paciente, mas a secretária de Saúde defende que o homem tenha desenvolvido a doença a partir da vacina e não por agentes externos, já que o município não tem casos registrados de febre amarela e ele não havia viajado nos últimos seis meses.

 Ao jornal, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, Francisco Magalhães, explicou que pessoas com baixa imunidade podem desenvolver a doença a partir da vacina. "A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivos atenuados, por isso quem sofre de doenças imunossupressoras como câncer, Aids ou uma doença renal crônica deve avaliar os riscos antes de tomar", disse ele. "A pessoa que sofre de alcoolismo também pode ter a defesa imunológica comprometida, mas isso deve ser analisado caso a caso", acrescentou. Este é o segundo caso confirmado de morte por febre amarela na Bahia.

fonte:

0 comentários:

Postar um comentário