Pesquisa PoderData realizada nesta semana (30.ago-1º.set.2021) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divide a liderança no potencial de votos para as eleições presidenciais de 2022 com Ciro Gomes (PDT). O petista tem um percentual de 55%, contra 51% do pedetista –uma situação de empate técnico, no limite da margem de erro de 2 pontos percentuais.
O presidente Jair Bolsonaro tem um potencial de voto de 35%. Fica 5 pontos percentuais atrás de João Doria. Empata em último lugar com o jornalista José Datena (34%).
Lula tem o maior grupo de pessoas que o consideram como único candidato em que votariam. Ciro cresceu no número de eleitores que consideram votar nele, mas não têm certeza.
Esta pesquisa foi realizada no período de 30 de agosto a 1 de setembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
O voto único em Lula caiu 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro. Em Bolsonaro, também.
BOLSONARO É O NOME MAIS REJEITADO
A taxa dos que rejeitam votar no presidente permaneceu estável em 1 mês, oscilando de 61% para 60% -variação dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. O atual chefe do Executivo Federal é o nome mais rejeitado entre os analisados.
Logo depois de Bolsonaro estão Datena e Doria, com 56% e 51%.
Datena apresentou aumento de 5 p.p. na rejeição, de 51% para 56%. A rejeição de Lula aumentou 5 pontos percentuais desde o último levantamento e fechou a pesquisa em 39%, abaixo dos oponentes, mas na trave de seu adversário Ciro Gomes, que é rejeitado por 43%.
0 comentários:
Postar um comentário