domingo, 20 de outubro de 2024

Mundo: Fontes afirmam que documentos vazados indicam presença dos EUA em plano de Israel para atacar Irã


   Documentos vazados começarm a circular online nesta sexta-feira (18), depois de terem sido publicados no Telegram  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay.

 Os Estados Unidos (EUA) estão investigando um vazamento de informação altamente confidencial da presença do serviço de inteligência americano em planos de retaliação de Israel contra o Irã, segundo fontes. Uma das pessoas confirmou a autenticidade dos documentos.

“Profundamente preocupante”, declarou uma autoridade dos EUA à CNN, referindo-se ao vazamento.

Os documentos, de 15 e 16 de outubro, começaram a circular online nesta sexta-feira (18), depois de terem sido publicados no Telegram por uma conta chamada Middle East Spectator.

Eles são sinalizados como ultrassecretos e possuem indicações que só devem ser vistos pelos EUA e Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido, membros da Aliança Cinco Olhos, formada a partir do Tratado UKUSA, que tinha como objetivo a cooperação entre as Inteligências desses países.

Os documentos descrevem, aparentemente,  os planos de Israel para um ataque contra o Irã. Um deles, supostamente compilado pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial, diz que os planos envolvem Israel movimentando munições.

Uma autoridade dos EUA afirma que a investigação está examinando quem teve acesso ao suposto documento do Pentágono. Qualquer vazamento desse tipo desencadearia automaticamente uma investigação do FBI junto com o Pentágono e as agências de Inteligência dos EUA. O FBI se recusou a comentar sobre.

O Conselho de Segurança Nacional encaminhou a CNN ao Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e ao Pentágono. O Pentágono e a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial não quiseram falar sobre. A CNN entrou em contato com a Agência de Segurança Nacional.

Não está claro como os documentos se tornaram públicos, se foram hackeados ou vazados.

Fonte: BNEWS -20/10/2024

0 comentários:

Postar um comentário