quinta-feira, 25 de março de 2010

Meio Ambiente: Derramamento de óleo mata 10 toneladas de peixes


Um acidente ambiental causado pelo derramamento de óleo no Riacho do Camisão, nas imediações da cidade de Riachão do Jacuípe (a 183 quilômetros de Salvador), provocou a morte de mais de 10 toneladas de peixes, de acordo com informações de técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O óleo se espalhou no manancial depois que um caminhão virou na BR-324. O riacho do Camisão é um dos principais afluentes do Rio Jacuípe. Mais de 13 mil litros de óleo foram derramados. Outros animais, como frangos e porcos, que beberam a água contaminada, também morreram.
O principal risco é que a chuva, que ameça cair sobre a região, transporte a água contaminada até o Rio Jacuípe. A empresa responsável pelo caminhão, a Nacional Asfalto, enviou uma equipe na manhã de quarta-feira, 24, para retirar os animais mortos do riacho e fazer a limpeza do solo atingido. Segundo um técnico do IMA, a limpeza deve durar entre cinco a oito dias.Sem oxigênio - Ainda não se sabe que tipo de óleo contaminou a água do riacho. No entanto, é comum em acidentes deste tipo que a substância lançada diminua o índice de oxigênio no manancial hídrico, matando por asfixia não apenas os peixes, mas várias outras espécies de animais do habitat.


Fonte:Redação jornal atarde

Imagem ilustrada:Google

1 comentários: