segunda-feira, 19 de abril de 2010

Educação: Restaurante universitário da UFBA é reaberto em Salvador


Depois de vinte anos desativado, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi reaberto nesta segunda-feira, 19, no Centro de Convivência do campus de Ondina. Nesta primeira semana, apenas os bolsistas da instituição recebem almoço e jantar gratuitos, respectivamente das 11h às 14h e das 18h às 21h. A partir da próxima semana, professores, servidores, demais estudantes e usuários terão acesso às refeições pelo custo de R$5,50.

Apesar do movimento ainda fraco, a reabertura do RU foi comemorada pelos poucos estudantes presentes no almoço. “Antes era uma loucura, eu tinha que fazer minha comida em casa e sair correndo para a aula às 13h”, conta Thaiany Araújo, 20 anos, estudante do 3º semestre do curso de Zootecnia. A jovem vinda de Feira de Santana mora em um pensionato na Federação com outros 14 estudantes e revela que a o entra e sai de pessoas na cozinha muitas vezes atrapalhava a refeição.

Na bandeja, o prato farto com salada, arroz, feijão e frango, com espaço ainda para o suco e a sobremesa. “Já vai ser uma economia”, destaca. Em uma mesa não muito distante, Marcela de Jesus Brito, 28 anos, também festeja a refeição gratuita. “Não almoçava ou comia só um lanche quando o dinheiro dava”, revela a estudante de Museologia. Para facilitar o atendimento aos não bolsistas, será criado um ponto de venda de tickets antecipados no próprio RU.

A expectativa é de que sejam servidas 5 mil refeições diárias, entre almoço e jantar, além do café da manhã que será disponibilizado exclusivamente aos bolsistas. Segundo Álamo Pimentel, pró-reitor de Assistência Estudantil, a Ufba planeja lançar um edital ainda no mês de maio para atender estudantes em situação de vulnerabilidade social. “Vamos disponibilizar 800 bolsas integrais e 400 bolsas parciais, com custo de R$2,50 por refeição, para os alunos que moram em bairros periféricos de Salvador”, afirma. Outra promessa é a criação de um site para o RU, onde serão disponibilizados os cardápios de cada dia.

Histórico – Fechado em 1990 por decisão do Conselho Universitário, durante o reitoriado de Rogério Vargens, o antigo RU funcionava no Corredor da Vitória, onde atualmente está instalada uma das Residências Estudantis da instituição. “Foi uma junção de fatores como desordem no controle dos recursos, degradação dos equipamentos, greves de servidores e protestos de alunos, que sempre acontecem”, lembra o professor Rogério Vargens.

De lá para cá, o Centro de Convivência foi construído no reitorado de Heonir Rocha (1998-2001) para abrigar o novo RU. No entanto, dificuldades na aquisição de equipamentos, reforma das instalações e problemas nos processos licitatórios são apontados pelos atuais representantes da Reitoria como motivos para a demora na reinauguração, que só foi possível através de um contrato emergencial com seis meses de duração firmado entre a Ufba e a empresa Dall Alimentação e Serviços. Um novo processo licitatório deverá ser aberto ao fim do acordo.

Pimentel afirma que todos os equipamentos foram adquiridos nos últimos dois anos, com assessoria de professores da Escola de Nutrição (Enufba). “Vamos ter uma equipe integrada da Enufba e da empresa contratada para fiscalizar e orientar o preparo das refeições”, diz. Transcrito da reportagem de Daniele Vilela de atardeonline.
Foto:Daniele Vilela/atarde

0 comentários:

Postar um comentário