sábado, 9 de março de 2013

AL presta homenagem aos 30 anos da UNEB

di1
     O Reitor da Universidade Prof. Lourisvaldo Valentim durante o discurso na AL em homenagem a instituição


Ontem (8), no Dia Internacional da Mulher, a UNEB – instituição majoritariamente feminina – foi homenageada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), durante sessão especial promovida em comemoração aos 30 anos da universidade.
 
A homenagem, proposta pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), foi realizada no plenário da casa, sediada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

adriana_marmori1
Adriana Marmori: universidade formou, em 30 anos, 50 mil docentes, em mais de 300 municípios
 
“Hoje, no dia internacional da mulher, permitam-me falar desta mulher especial que é a UNEB. Uma jovem de 30 anos que durante a sua vida deu a luz a 29 filhos, que criaram raízes em lugares diferentes, procriaram, cresceram e se desenvolveram. Forte em sua missão de educar, essa mulher é responsável pela formação, em mais de 300 municípios, de 50 mil professores”, destacou a vice-reitora da instituição, Adriana Marmori.
A gestora frisou ainda o pioneirismo e a ousadia da universidade, que foi a primeira a promover a interiorização do ensino superior baiano e a implantar as cotas etinicorraciais no estado.
O reitor Lourisvaldo Valentim destacou a importância do reconhecimento conquistado junto à casa legislativa e do trabalho das mulheres, maioria na comunidade unebiana.
alvaro_gomes
Álvaro Gomes: homenagem com o objetivo de celebrar, fortalecer e ratificar apoio da Alba à UNEB
A UNEB tem demonstrado que a mulher tem papel de destaque inclusive em cargos de gestão. Já tivemos uma reitora, atualmente temos uma vice-reitora, além de diretoras de departamento, das gerentes, das assessoras e de tantas outras que compõem esta universidade”, ressaltou o reitor.
Proponente da sessão especial, o deputado Álvaro Gomes salientou que a homenagem tem como objetivo celebrar o aniversário da instituição, buscar lembra-la e fortalece-la, além de ratificar o apoio da casa legislativa para o desenvolvimento da universidade.

30 anos de UNEB

Personagens importantes para a implantação e o progresso da UNEB também participaram da sessão especial, a exemplo do ex-governador do estado, Roberto Santos e do primeiro reitor da instituição, Edivaldo Boaventura, ambos homenageados com o título de doutor honoris causa da universidade.
“Esta instituição tem espalhado pelo interior do estado o ensino superior de qualidade e promovido um grande salto para a educação na Bahia. Hoje viemos para aplaudir e participar desta justa homenagem prestada pelo legislativo”, destacou Roberto Santos.
roberto_santos1
Roberto Santos: viemos para aplaudir e participar desta justa homenagem prestada pelo legislativo
De acordo com Edivaldo Boaventura, a comemoração foi “altamente significativa e autêntica, pois os deputados são representantes do povo da Bahia e foram legitimamente escolhidos por essa população”.
A mesa solene foi composta também pelo deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), pelo titular da Coordenadoria para o Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES), Nildon Pitombo, que representou o secretário estadual da Educação (SEC), Osvaldo Barreto, pelo defensor público Daniel Nicory, representando a defensora pública geral do estado Vitória Beltrão e pela promotora Maria Pilar, que representou o procurador-geral de justiça da Bahia, Wellington César Lima.
Ainda participaram da sessão especial o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Sérgio Guerra, o diretor adjunto do Departamento de Educação da Polícia Militar (PM), Jorge Inácio Diniz, que representou o comandante-geral da PM baiana, Alfredo Castro, e os representantes dos diretores de departamento da UNEB, Carla Liane, da Associação dos Docentes da Universidade do estado (Aduneb), Marcia Margarida, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do estado (Sintest), Edson Pinto e do Diretório Central dos Estudantes da universidade, Marcelo Lemos.

Celebração coletiva

Representantes dos três segmentos da universidade (professores, estudantes e técnicos) também participaram da homenagem, apresentando suas demandas e celebrando junto à comunidade acadêmica os 30 anos da UNEB.
Segundo Marcia Margarida, representante da Aduneb, os docentes sentem-se honrados em fazer parte desta história: “Fazemos parte desta universidade mesmo antes da sua existência. Somos, juntos, responsáveis pelo desenvolvimento não apenas no estado, mas em todo o Nordeste”.
publico
Comunidade unebiana, parlamentares, autoridades do governo e lideranças prestigiaram homenagem
Ainda presidente do Sintest, Edson Pinto ressaltou trunfos dos técnicos administrativos durante a atual gestão, a exemplo da criação da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP): “Esta é uma grande parceira nas lutas dos servidores da universidade”.
Representante do DCE da UNEB, o estudante Marcelo Lemos apresentou conquistas provenientes das reivindicações do diretório e parabenizou a UNEB pelo título de maior instituição formadora de docentes do estado.
A homenagem foi prestigiada pelo grupo gestor, diretores de departamento e representantes dos professores, técnicos e estudantes da UNEB, além de parlamentares, autoridades do governo estadual e lideranças de movimentos sociais.

Faço parte desta história

A UNEB completa 30 anos no próximo dia 1º de junho e, para marcar a data, está promovendo uma série de eventos por todos os 24 campi da instituição.
A campanha de divulgação do aniversário traz como slogan “Faço parte desta história”, que busca traduzir o sentimento de pertencimento de todos os que trabalham, colaboram ou participam das atividades da universidade.
Nos últimos anos, a UNEB ampliou a ofertas de cursos de graduação e pós-graduação além das ações extensionistas, contribuindo para o avanço da educação pública superior na Bahia.
Esse crescimento e consolidação da universidade nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão foram coroados com o recredenciamento da instituição pelo prazo máximo, concedido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).
fONTE: ASCOM UNEB/REPRODUÇÃO
Fotos: Toni Vasconcelos e Vicente Andrade/ Ascom

0 comentários:

Postar um comentário