segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bahia: Presidente Dutra realiza I Fórum de Debate Racial


           Profissionais de várias áreas e estudantes marcaram presença.
      A profa . Ivone mediou o evento.
                                                                    Prof. Alécio Gama 
                                              Pedagogos Marta Sena, Jorge Luiz  e Rodrigo Santos
                                      Participação do estudante do UPT em P.Dutra  Rodrigo 

                                                           momento da palestra

Dentro do Projeto Novembro negro  foi realizado no último dia 20, através da diretoria de   Cultura  gerida pela professora Ivone Novaes e   outras  secretarias parceiras a comemoração do dia da consciência negra, no município de Presidente Dutra(18 km  de Irecê).

Pela manhã, foi realizado o I fórum de debate racial em Presidente Dutra na Câmera de Vereadores contando com a presença de estudantes do ensino médio e do Fundamental,professores da rede municipal,assistentes sociais,vereadores, do professor Aloísio Omar, Secretário de Educação e demais secretários,gestores das escolas públicas e diversas pessoas da comunidade.

O debate foi mediado pela professora Ivone  e teve como palestrantes os Pedagogos graduados pela UNEB -Campus XVI-Irecê  Rodrigo Gomes  e  Marta  Sena abordando a temática " preconceito étnico-racial na Educação Infantil",  em seguida abordamos sobre o tema  "a inserção do negro ao ensino superior", seguida pela palestra do professor Alécio Gama que é licenciado em História pela UEFS, abordando questões étnico-raciais discutidas no seu excelente trabalho de pesquisa  que lhe concedeu o título de mestre também pela  UEFS.      
                                      
Em seguida, ouvimos a  palestra da líder comunitária Zana do povoado quilombola de Ramos. Pela  tarde e noite foram realizadas  uma série de apresentações culturais na principal praça da cidade fechando um dia marcado também com com um chamado a reflexão. 
                                 
Parabéns aos idealizadores e organizadores do evento e o nosso muito obrigado pelo convite para participar desse 1º fórum.

Foto:Rodrigo Gomes

0 comentários:

Postar um comentário