sexta-feira, 25 de maio de 2018

SP: Morre J. Hawilla, empresário que delatou a corrupção da cúpula da CBF


O empresário brasileiro José Hawilla, dono da Traffic Group, maior agência de marketing esportivo da América Latina
foto: Letícia Moreira/Folhapress/reprodução
Morreu na manhã desta sexta-feira, o empresário, advogado e jornalista José Hawilla, aos 74 anos. Principal delator de esquema mundial de corrupção na compra de direitos de transmissão em eventos esportivos, que culminou na prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, estava internado desde segunda-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de problemas respiratórios.
Iniciou carreira no jornalismo esportivo nos anos 1960, e nos anos 80 comprou a empresa Traffic, de publicidade em pontos de ônibus, e passou a explorar propagandas dentro dos gramados. A Traffic tornou-se a maior agência de marketing esportivo do país, e explorava os direitos de exibição de torneios nacionais e internacionais.
Em 2014, Hawilla fechou acordo com a Justiça dos EUA e delatou esquemas de suborno para obtenção de direitos de transmissão em competições de futebol. Pagou 151 milhões de dólares e entregou autoridades do mundo esporte para evitar a prisão e confessou ter pago propina a dirigentes, incluindo os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo del Nero. 

fonte:VEJA acesso em 25/05/18 às 21hs.

0 comentários:

Postar um comentário