sábado, 14 de julho de 2018

Bahia: Quase dez anos após privatização, trecho da BR-116- Sul continua com obras inacabadas



                                   trecho perto da  entrada da cidade de Santo Estevão  



No final da década de 2000, mais precisamente em 2009, tanto o governo Federal como o Estadual realizaram na Bahia licitação pra concessão de rodovias a iniciativa privada pelo período de 25 anos.

A empresa VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A., foi a vencedora que incluiu a rodovia Eng. Vasco Filho, ou seja:
324 -trecho Feira de Santana/Salvador com 113.2 km.

A rodovia Santos Dumont, BR -116 trecho entre a cidade de Feira de Santana a Divisa do Estado de Minas Gerais com 554,1 km. 

A rodovia BA - 526(entrada da BR- 324 -Entrada BA-528) com 9,3 km e a BA- 528(entrada BA 526 - acesso à Base Naval de Aratu) de 4,0 km.

As praças de pedágio foram instaladas imediatamente e passado quase 10 anos, não faltam queixas, principalmente pelos preços cobrados pelas concessionárias.

No caso do trecho da BR- 116(Rio-Bahia)  entre a cidade de Feira de Santana até o distrito do Paraguaçu, a rodovia foi duplicada com exceção de alguns trechos que estão inconclusos. Sob a responsabilidade da Concessionária VIABAHIA,  as obras de duplicação só chegou até o distrito do Paraguassu, e mesmo assim com alguns trechos sem terminar

No trecho que sempre utilizamos em deslocamentos em direção a cidades do Sudoeste do Estado, podemos verificar que foi iniciada a obra de construção de um viaduto na entrada da cidade de São Estevão(foto abaixo) 



que não foi concluído e não verificamos movimentação de máquinas, operários no local visando a conclusão do mesmo. 

No mesmo trecho, antes da entrada da cidade, não está em boas condições e a pista ainda não foi duplicada, deixando o trânsito lento e mais perigoso devido a quantidade de veículos que circulam nessa via, principalmente de veículos pesados

No site oficial da VIABAHIA, temos fotos das obras que já foram realizadas em outros trechos da rodovia BR -116, mas a nossa preocupação é que como cidadãos, continuaremos a pagar caro para transitar nessas rodovias e o que está previsto na concessão não acontecer, como acontecia quando as rodovias eram administradas  pelo Governo.

O Blog manteve  contato com a VIABAHIA pelo email, mas até o  momento dessa postagem, não  obtivemos resposta.

Confira as TARIFAS ATUAIS:

1Automóvel, caminhonete e furgão5,102,90
2Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla10,205,80
3Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus15,308,70
4Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque20,4011,60
5Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque25,5014,50
6Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque30,6017,40
7Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque35,7020,30
8Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque40,8023,20
9Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque45,9026,10
10Automóvel com semi-reboque e caminhonete com semi-reboque7,654,35
11Automóvel com reboque e caminhonete com reboque10,205,80
12Motocicletas, motonetas e bicicletas moto2,551,45
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