quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Bahia: Bafômetro que capta odor de álcool no ar começa a ser usado no Estado


imagem:reprodução
A Polícia Rodoviária Federal  começa a usar na Bahia um novo tipo de bafômetro que identifica a presença de álcool no ambiente, sem que o condutor precise soprar o equipamento, como é feito no teste tradicional. A fiscalização do consumo de álcool com novos equipamentos já começa nesta quinta-feira (11). Ao todo, serão utilizados 40 aparelhos conhecidos como etilômetros passivos.
Segundo a PRF, o equipamento capta a presença de álcool dentro do carro abordado e, em seguida, indica se o condutor deve realizar o teste tradicional, assoprando o bafômetro. Caso não seja constatada a presença de álcool, o aparelho acende uma luz verde e o policial libera o motorista.
Se existir algum indício, ainda que mínimo, aparece uma luz amarela. Já a luz vermelha indica que, no local, há muito álcool, o que significa que o condutor, realmente, tem que ser parado e submetido ao teste de alcoolemia pelo bafômetro tradicional.
Para a PRF, a principal vantagem do equipamento é a agilidade que o teste vai dar ao trabalho dos policiais rodoviários durante a fiscalização. Enquanto com o aparelho novo é possível testar até 12 pessoas por minuto para averiguar a presença de álcool no ambiente, o bafômetro tradicional demora entre cinco e dez minutos por pessoa.
Outra vantagem, apontada pela PRF, é a economia na utilização dos bocais que são usados no teste tradicional.
fonte:Correio da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário