quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Professor da USP chama LGBTs de “aberração” e ataca população pobre


Faculdade Direito do Largo São Francisco: agressão aconteceu em frente ao edifício
foto:reprodução
São Paulo — Nesta segunda-feira (25), alunos da disciplina “Direito Administrativo Interdisciplinar” da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) receberam do professor Eduardo Lobo Botelho Gualazzi um documento para orientar a sua primeira aula do ano. 
Com 12 páginas transcritas em máquina de escrever e impressas no papel timbrado da universidade, o professor defende a ditadura militar, define partidos de esquerda como “energúmenos” e diz que a população pobre é “uma eterna minoria de submundo que se recusa a trabalhar”.
O magistrado também afirma que casais LGBT são “aberração”, além de louvar a “raiz europeia da nação brasileira” e criticar a miscigenação de raças.
Em um dos trechos, Gualazzi resume seu pensamento: “liberalismo econômico e conservadorismo social – eis a síntese de meu pensamento, de meu sentimento e de minha agenda”.
Logo em seguida, diz que nas eleições de 2018 votou em Jair Bolsonaro para presidente, Major Olímpio para senador e Luiz Philipe de Orléans e Bragança para deputado federal.
Para encerrar o plano de aula, o professor destaca trechos da posse do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do discurso do presidente Jair Bolsonaro.
Assim que o material foi distribuído, os alunos da disciplina protestaram em relação ao conteúdo. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos de direito da universidade, emitiu uma nota de repúdio ao professor.
O uso de trechos do discurso de Jair Bolsonaro para reiterar seus posicionamentos homofóbicos e racistas é mais uma reafirmação de que a eleição de Bolsonaro à Presidência da República representou a legitimação de posicionamentos que atacam as minorias sociais do Brasil, reafirmando seu discurso antidemocrático e anti-povo”, diz trecho da nota.
Essa não é a primeira vez que Gualazzi desenvolve materiais de aula como esse. Em 2014, ele ministrou a aula “Continência a 1964”, na qual fez um discurso pró-ditadura militar. 
“Mais uma vez, afirmo, reafirmo, e reitero o inteiro teor de minha aula Continência a 1964, de 31 de março de 2014”, diz o texto distribuído na segunda (25).
Laura Arantes, presidente do centro acadêmico e também estudante de direito, informou que os alunos entraram em contato com a faculdade pedindo esclarecimentos do posicionamento do professor.
“O material distribuído foi escrito em página timbrada da Faculdade de Direito da USP, o que pode parecer aos que lerem que é um documento oficial da faculdade, o que não é verdade. Vamos exigir uma retratação pública do professor. Também estamos em contato com advogados para saber quais são as medidas cabíveis”, relatou à reportagem.
Segundo a estudante, a maior parte dos alunos presentes na aula pediram para preservar a identidade, mas que a ação está sendo feita em conjunto.
“Não sabemos o motivo do professor ter divulgado esse conteúdo agora, o que sabemos é que esse tipo de posicionamento é reiterado por ele em sua vida pessoal. Até então, não tínhamos provas de que ele, apesar de ser defensor público dessas ideias, usaria a sala de aula para divulgar seu discurso de ódio”, reiterou.
O conteúdo na íntegra  abaixo:
fonte:Exame/MSN/Estadão 27/02/19

0 comentários:

Postar um comentário