quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Quem é Ilona Szabó, indicada por Moro que gerou revolta entre bolsonaristas


felipe-fittipaldi: Ilona Szabó, do Instituto Igarapé: “Algum índice de criminalidade abaixou? Não. Então tem algo errado”
© DivulgaçãoIlona Szabó, do Instituto Igarapé: “Algum índice de criminalidade abaixou? Não. Então tem algo errado”
A nomeação de Ilona Szabó, pelo ministro Sérgio Moro, como suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial, gerou revolta entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
No Twitter, o termo #IlonaNão se tornou um dos temas mais comentados do dia e Szabó foi taxada de “inimiga do governo”, “militante de extrema esquerda” e “infiltrada” pelos usuários. 
Ilona Szabó é cientista política e diretora-executiva do Instituto Igarapé, especializado em políticas públicas de combate à criminalidade.
A especialista defende a descriminalização e regulação do consumo de drogas e é contrária a medidas como a flexibilização da posse de armas no País.
Ela participou da campanha do desarmamento quando trabalhou na organização Viva Rio e defende que “armar cidadãos é isentar o Estado da responsabilidade”. 
 
 
Ilona foi uma das roteiristas do filme Quebrando o Tabu - sobre o debate do combate às drogas e que traz depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - e é uma das fundadoras do movimento Agora!, grupo que tem como objetivo renovar a política brasileira.
Em nota, a assessoria da especialista afirmou que ela vai participar do conselho de forma voluntária e deve cumprir o mandato de 2 anos.
“O Instituto Igarapé elogia o gesto louvável do Ministro Sérgio Moro ao pensar em vozes plurais para o Conselho, e, ao mesmo tempo, acredita que, ao aceitar o convite, Ilona Szabó atende a um mandato do próprio instituto: propor políticas públicas baseadas em evidências, promovendo o diálogo com diferentes setores da sociedade”, diz o comunicado.
A nota diz ainda que Ilona “levará sua experiência e conhecimento para debater diretrizes e contribuir com a elaboração da política criminal com foco na prevenção do delito, administração da Justiça Criminal e execução das penas e das medidas de segurança”.
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária tem como objetivo fazer avaliações do sistema criminal e penitenciário brasileiro. Além disso, o órgão será responsável pela execução de planos nacionais de desenvolvimento para o tema.
De acordo com portaria publicada, o CNPCP terá quatro membros titulares. São eles: Rodrigo Sánchez Rios, advogado criminal; Walter Nunes da Silva Junior, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil; e os juizes Paulo Eduardo de Almeida Sorci e Danilo Pereira Junior.
Os membros suplentes serão, além de Ilona, o procurador Gilmar Bortolotto; o economista Pery Francisco Assis Shikida; Wilson Salles Damázio e Aléssio Aldenucci Junior. 
fonte:Huffpost Brasil 28/02/19 -09:41min.

0 comentários:

Postar um comentário