terça-feira, 16 de abril de 2019

Itamaraty faz ‘política da destruição’, diz ex-embaixador Rubens Ricupero


foto:Rubens Ricupero, ex-ministro da fazenda e ex-embaixador nos Estados Unidos (Antonio Milena/VEJA)
Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda e embaixador nos Estados Unidos em dois períodos (1974-1977 e 1991-1993), não poupa críticas à atuação internacional do governo Bolsonaro: o Itamaraty “faz uma política da destruição” que é “essencialmente ideológica”.
Em evento de VEJA e EXAME sobre os 100 dias da gestão, ele disse que ficou impressionado com uma declaração de Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, e do presidente sobre a necessidade de desconstruir antes de fazer algo novo.
“Me espantou porque nós todos sempre olhamos o Brasil como uma obra em construção contínua e o passado como algo que trouxe a cada fase e cada governo uma contribuição”, disse ele. “É a primeira vez que eu vejo um governo que chega com essa ideia da destruição e da desconstrução”.
As declarações de Araújo sobre o nazismo ser um movimento de esquerda, repudiadas por historiadores e pelo governo alemão, são outro exemplo:
“Um pais que tem um ministro que diz isso provoca gargalhadas. Na Alemanha, gargalhadas com indignação”, diz ele, completando que “não há nada mais humilhante para uma chancelaria do que ser alvo de ridículo”.
fonte:Veja.com 16/04/19 -21:12min.

0 comentários:

Postar um comentário