segunda-feira, 7 de novembro de 2022

No Brasil: Hamilton agradece título de cidadão honorário: “Agora sou um de vocês”

O piloto britânico Lewis Hamilton na Câmara dos Deputados para receber título de cidadão honorário do Brasil. Na foto, ele sorri e aponta para frente no plenário da casa legislativa - MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

“Muito obrigado por essa recepção maravilhosa. Eu estou realmente impressionado pelo amor e afeição que vocês têm me mostrado ao longo desses anos. Não sabia o que esperar hoje, mas realmente vendo todos vocês me deu uma energia que é maravilhosa. Muito obrigado, do fundo do meu coração”, disse o piloto.

Na ocasião, Hamilton se declarou ao Brasil. “Queria dizer um grande obrigado a todos que fizeram esse dia possível na Câmara dos Deputados. Realmente uma grande honra receber esse título aqui. Hoje, eu posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil e sempre o amei”, afirmou.

O piloto também lembrou da importância do ídolo do automobilismo brasileiro Ayrton Senna na construção da sua carreira. “Tenho grandes memórias sobre o Brasil antes mesmo de ter a oportunidade de vir para cá. Dedico a homenagem a Senna e seus familiares. Quando eu o vi correr aos cinco anos de idade tive a certeza de que queria ser um campeão mundial”, contou.

Cidadão honorário

Hamilton é o primeiro piloto do automobilismo a receber o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil. O pedido foi aprovado em 9 de junho pelos deputados e foi motivado pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil.

No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que o ídolo dele, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da Bandeira Nacional em homenagem a Senna, sua maior inspiração.

Em seu parecer, deputado André Figueiredo (PDT-CE) destacou o gesto de Hamilton em homenagem a Senna: “As muitas causas que ele abraça são a cara do Brasil. Por exemplo, igualdade racial, meio ambiente, empregabilidade da juventude… Tudo isso nós defendemos. Por isso, acho que as causas dele são muito parecidas com as nossas. E são pessoas como ele que nós temos orgulho de chamar de conterrâneo”, afirmou.

Agenda em Brasília

Ainda na capital federal, o piloto encontrará lideranças negras e ativistas. O encontro foi promovido pela Embaixada Britânica, que organizou a vinda de Hamilton a Brasília.

Os convites para o evento foram enviados na última quinta-feira (3/11) para várias lideranças. Entre elas estão o comunicador Renê Silva, criador do Voz das Comunidades, jornal comunitário baseado no Complexo do Alemão; e Joel Luiz Costa, advogado nascido no Jacarezinho, coordenador do Instituto de Defesa da População Negra.

Fonte:Metropoles - 07/11/2022

 

 

0 comentários:

Postar um comentário