domingo, 25 de outubro de 2009

Bahia: Meningite assusta população de Porto Seguro

Foram confirmados neste domingo pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) oito casos de meningite meningocócica C, a forma mais letal da doença, em Porto Seguro (709 km de Salvador), extremo sul da Bahia. Quatro pessoas morreram na cidade vítimas da doença esta semana. Entre a noite de sábado e a tarde deste domingo mais três pessoas, entre elas uma menina de 10 anos, deram entrada com suspeita de meningite no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.
“Mandaremos a equipe do setor de meningite da Sesab amanhã (nesta segunda) para Porto Seguro. Estamos tomando todas as providências para controlar a doença. As famílias e outras pessoas que tiveram contato com as vítimas estão sendo medicadas e receberam orientação”, disse Juarez Dias, médico sanitarista responsável pelo Setor de Emergências na Saúde Pública da Sesab.
As três pessoas hospitalizadas neste domingo são moradoras de Arraial d’Ajuda. As amostras coletadas nelas serão enviadas ao Laboratório Central da Bahia (Lacen), que confirmará ou não as suspeitas.
Dos oito casos já confirmados, quatro pessoas morreram e uma está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luiz Eduardo Magalhães. Lá também estão internados mais dois pacientes, os quais estão fora de perigo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A oitava vítima está no Hospital Regional de Eunápolis.
Das vítimas que tiveram confirmada a doença, duas (J. L.S.J., 17, e Franklin Moraes Soares, 18) são de Trancoso, uma de Arraial d’Ajuda (Cleiri de Souza Figueiredo, 20, que está na UTI) e a outra pessoa é um rapaz de 25 anos, morador de Eunápolis.

Fonte:Mario Bittencourt/Porto Seguro
Foto:Joa Souza/atarde

0 comentários:

Postar um comentário