sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cultura: Rio celebra centenário do poeta Vinicius de Moraes




                                                 Vinicius completaria 100 anos amanhã(19) foto:reprodução

Neste sábado (19), Vinicius de Moraes completaria 100 anos. As comemorações do centenário já estão acontecendo em diversas regiões do Brasil e, no Rio de Janeiro, terra natal do “Poetinha”, a programação contempla suas mais diversas facetas. Realizados em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Sesc Casa da Gávea, Teatro Sesi e Instituto Moreira Salles (IMS), shows, exposições, programas radiofônicos e leituras dramatizadas prometem apresentar ao público obras do compositor, que também foi poeta, dramaturgo, diplomata, letrista, entre outros.


Ao CCBB coube a tarefa de relembrar as grandes parcerias do homenageado do mês. Afro-sambas, clássicos como Chega de Saudade e A Tonga da Mironga do Kabuletê, e canções infantis vão compor os shows da série Vinicius, O Poeta do Encontro, que segue até o dia 27.

Já no Sesc Casa da Gávea, a homenagem se divide em quatro vertentes: poesia, música, crônicas e teatro. As atividades, iniciadas no dia 7, foram programadas para acontecer em todas as segundas-feiras do mês, com participação de poetas, músicos, atores e outros convidados. No dia 21, a Companhia Íntima de Teatro fará leituras dramatizadas de crônicas de Vinicius. Na última segunda-feira de outubro (28), os atores Paulo Betti e Vera Fajardo farão leitura da peça Procura-se Uma Rosa. A entrada é franca, com retirada de senhas a partir das 19h.


Por meio da Rádio Batuta e de seu blog, o Instituto Moreira Salles (IMS) concentrou as homenagens ao centenário na internet. Dividida em 32 programas, Vinicius – Poesia, música e paixão (considerado o mais completo documentário sobre o artista) tem sido transmitido desde março. Com episódios apresentados sempre às segundas-feiras, às 10h, a série se encerra neste mês.

Mais informações no site da secretaria de cultura do Rio.

Fonte:Portal terra

0 comentários:

Postar um comentário