quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PC prende homem apontado como um dos mais perigosos da Bahia


Com mandado de prisão em aberto, Franklin Costa Araújo foi capturado ontem (7), no povoado de Ipanema, município de América Dourada e distante 430 km de Salvador
foto: Alberto Maraux/reprodução
Homicídios, sequestros, assaltos a bancos e tráfico de drogas fazem parte da extensa lista criminal de Franklin Costa Araújo, 41 anos, capturado ontem (7), no povoado de Ipanema, município de América Dourada(distante 430 km de Salvador).

Tinha mandado de prisão expedido por conta de envolvimento em sequestro ocorrido no último mês de agosto na cidade de Lapão, também na região de Irecê, quando um empresário foi mantido em cativeiro e liberado após o pagamento de R$ 200 mil.
Parceiro do criminoso José Francisco Lumes, mais conhecido como 'Zé de Lessa' (‘Três de Ouros’ do Baralho do Crime, da Secretaria da Segurança Pública), Franklin praticava homicídios, sequestros (modalidade 'sapatinho'), assaltos a bancos e tráfico de drogas na região de Irecê.
Foi preso pela primeira vez em março de 2004 e liberado em agosto do mesmo ano. Em 2005, foi capturado novamente e encaminhado para o sistema prisional, onde em 2007, beneficiado com a progressão da pena do regime fechado para o semiaberto, fugiu. No mês de julho de 2008, as forças de segurança do estado voltaram a prendê-lo.
Os julgamentos das ações penais nas comarcas baianas de Iraquara e Presidente Dutra resultaram na pena de 16 anos, com metade do período cumprido. Levando em consideração o decreto presidencial 7.046/2009 que reduziu a pena e pelo bom comportamento, Franklin ganhou liberdade em abril deste ano. Após quatro meses fora da prisão, planejou e comandou o sequestro de um empresário na cidade de Lapão.
Acompanhamos os seus passos após a saída do sistema prisional, por entender que ele é irrecuperável. No caso da extorsão mediante sequestro, a vítima o reconheceu por foto como um dos envolvidos”, contou o coordenador de Repressão a Roubo a Banco e Anti-Sequestro do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado Maurício Moradillo. 

Informou também que as equipes do Draco e da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Irecê), que efetuaram a captura, continuam realizando diligências na região para prender outros integrantes da quadrilha.
Franklin, que possui na comarca de Irecê mais uma ação penal, foi trazido para Salvador e prestou depoimento na Coordenação de Operações Especiais (COE), nas imediações do Aeroporto Internacional de Salvador, sendo posteriormente encaminhado para o sistema prisional.

Fonte: Ascom da SSP/Alberto Maraux c/adaptações

0 comentários:

Postar um comentário