sábado, 8 de julho de 2017

Operação Gabarito: Divulgada lista dos concursos suspeitos de fraude; dois na Bahia




                                                                  foto:TV Cabo Branco/reprodução

A lista de concursos com suspeita de fraude investigados pela Operação Gabarito, que foi deflagrada há pouco mais de dois meses, foi divulgada neste sábado (8) pela Polícia Civil da Paraíba. Segundo informações do delegado de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa, Lucas Sá, foram identificados 93 concursos – destes, 81 foram divulgados e 12 estão sob sigilo. 

Há certames de outros estados na lista, incluindo na Bahia, como concursos da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), além de concursos nacionais e o Exame Nacional do Ensino Médio de 2016.

A operação já está em sua 4ª fase. Dois meses após a realização da 1ª fase, a polícia paraibana identificou um novo suspeito, que seria líder do esquema. A organização criminosa começou a ser investigada em fevereiro de 2017, após denúncias anônimas. Trinta e uma pessoas já foram presas – destas 23 tiveram a prisão mantida, três estão em prisão domiciliar e três respondem em liberdade. 

Mais de 100 pessoas, entre membros da quadrilha e candidatos de concursos são alvo da apuração. A investigação aponta que o grupo movimentou R$ 60 milhões com as fraudes nos últimos 12 anos. A organização vendia um “kit completo de aprovação” por um valor correspondente a até 10 vezes o salário pretendido pelo concorrente, chegando a quantia de R$ 150 mil. O kit incluía escutas e aparelhos de transmissão eletrônica.

Confira a lista completa no link abaixo:

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquise

Mais vistas

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.