domingo, 6 de maio de 2018

Cultura: Gil vai comandar programa "Amigos, Sons e Palavras" no Canal Brasil


foto:reprodução
Ao chegar na sede da Gegê Produções, na Estrada da Gávea, Rio de Janeiro, para acompanhar a gravação de um dos episódios do  programa Amigos, Sons e Palavras, comandado por Gilberto Gil para o Canal Brasil, encontrei logo de cara com o anfitrião e fui logo perguntando: “E aí, Seo Gilberto, como é que está agora no papel de entrevistador, ao invés de entrevistado?”.
Gil nem pestanejou: “Nada disso, eu não sou apresentador, nem entrevistador. Eu gosto de conversar e é isso que vou fazer no programa”, disse sorrindo. “Eu não saberia ser entrevistador nunca”, completou, gracejando.
E foi assim com seu jeitão zen e muito à vontade no estúdio que Gil conduziu a entrevista com a atriz e escritora Fernanda Torres, com o tema Mulher e a música Super-Homem. Foi um papo bem descontraído, com os dois na maior sintonia, sob os olhares de Flora Gil,  Letícia Muhana e Patricia Guimarães. Durante uma hora eles conversaram, deram muitas risadas falaram da mãe de Fernanda, a atriz Fernanda Montenegro... Enfim, as famílias têm muita intimidade.  Gil é padrinho de um dos filhos de Fernanda e Andrucha Waddington, o bambambã da produtora Conspiração, que já fez muitos trabalho com o artista baiano.
20 anos - O programa Amigos, Sons e Palavras, que Gilberto Gil vai comandar, estreia em setembro no Canal Brasil como uma das atrações especialíssimas do aniversário de 20 anos do Canal Brasil. A ideia é documentar o pensamento do artista, a partir de conversas intimistas dele com amigos sobre assuntos atemporais.
O tema de cada episódio - serão 11 nessa temporada - é introduzido por canções clássicas ou inéditas de Gil, que ele canta antes de receber os amigos. Com direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães, produção da Gegê Produções Artísticas, a série terá direção de produção de Flora Gil e direção musical de Bem Gil.
“Sempre comentamos que algumas personalidades da cultura brasileira estão em uma lista imaginária de desejos do Canal Brasil e que em algum momento nossos caminhos acabam se cruzando. Gilberto Gil está acima, em uma categoria de sonhos e desejos”, relata André Saddy, diretor de conteúdo e comunicação do Canal Brasil.
“Em um almoço casual com Letícia Muhana, falando da vida e, eventualmente, sobre um projeto ou outro ela me conta que seu escritório atual é na sede da Gegê, produtora do Gil. Imediatamente, fiz o convite para Gil apresentar um programa no canal.  Com o formato e  temática que ele quisesse, refletindo a liberdade de criação que caracteriza a relação do Canal Brasil com os produtores. Gil topou, fechamos uma série de 11 episódios que gosto de chamar de primeira temporada”, completa  Saddy.
Entusiasta da ideia, Letícia Muhana, que trabalhou durante muitos anos na Globo, criando o GNT e o Canal Viva, além de fazer parte da equipe que implantou a Globo News, não pensou duas vezes quando a sugestão da atração veio à tona: “Assim que tudo foi decidido, me sentei com Flora Gil e fomos formatando o programa atraves de sugestões e sempre levando em conta com quem Gil tem  afetividade. Depois nos reunimos com ele.” E, de fato, os convidados abrangem diversas areas.
Convidados - Com Lázaro Ramos, o bate-papo vai ser sobre africanidade; com Caetano, ele fala de família, legado e opinião; o encontro com Drauzio Varella vai render uma conversa sobre a vida e a morte. E por aí vai. Gil recebe ainda Alex Atala, Fernando Grostein, Juca Kfouri, Fernanda Torres, Maria Ribeiro, Renata Loprete e Fernando Henrique Cardoso. No episódio de encerramento, ele conversa com o cardiologista Roberto Kallil Filho sobre saúde e canta duas músicas inéditas: Kallil, escrita em homenagem ao médico; e 4 Pedacinhos, composta para Roberta Saretta, médica responsável pela biópsia no coração a que Gil foi submetido em 2016.
 As músicas inéditas apresentadas em Amigos, Sons e Palavras são faixas do álbum, ainda sem título, que Gil deve lançar ainda este ano. Questões referentes à sua hospitalização, tratamento e doença estão presentes em boa parte das canções, assim como homenagens aos novos membros da família: seu neto Sereno, filho de Bem, e sua bisneta Sol de Maria, filha de seu neto Francisco, filho de Preta Gil.
Um dos entrevistados mais aguardados foi o médico Dr. Kallil, que cuidou do artista numa fase aguda de uma doença que o acometeu há dois anos. Logo após, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o artista foi questionado se depois de tudo que ele passou o fez mudar algo na sua falta de crença em Deus?
 Eis a resposta de Gil: “Eu ainda acredito que Deus é uma criação dos homens. O homem inventou Deus para que ele próprio tivesse a possibilidade de ter sido criado por algo, uma tentativa de decifração sobre sua existência. Deus é um reflexo. O homem criando seu inventor, seu criador. Deus é um criador criado pelo homem”. Completamente satisfeita com o resultado dos programas, a produção só lamentou o fato de dois artistas amigos de Gil não terem participado por problemas de agenda: Maria Bethânia e Chico Buarque.
Projetos - Em paralelo às gravações, que estão em estágio de edição, Gilberto Gil vai tocando sua carreira com vários projetos. Inclusive, vai excursionar em julho pela Europa com o projeto Refavela 40 anos, de seu filho Bem Gil, no qual ele faz uma participação especial. Ele será uma das atrações do Festival de Montreux, na Suíça, na noite em que também se apresentam Martinália e Margareth Menezes. Antes, ele participa da Lavage de La Madeleine, dia 1 de julho em Paris, num evento que terá também a participação de Saulo.
Outro grande projeto envolvendo o artista foi o Trinca de Ases, reunindo o artista a Nando Reis e Gal Costa, que resultou num programa de TV pelo canal fechado Multishow, com direção de Letícia Muhana e Patricia Guimarães, e num CD e DVD. O show percorreu todo o Brasil, teve algumas apresentações na Europa e provavelmente deve ter mais uma apresentação no Brasil. Mas a data ainda não foi fechada. Dia 1 de junho, Gil inaugura uma nova casa de show no Allianz Parque, estádio do Palmeiras de São Paulo, num show ao lado da amiga Ivete Sangalo.
fonte: Osmar Marrom Martins/Correio da Bahia


0 comentários:

Postar um comentário