quarta-feira, 4 de julho de 2018

Em Teixeira: Discentes de medicina da UFSB ameaçam greve por ficarem sem aulas práticas

Teixeira: Alunos de medicina da UFSB ameaçam greve por ficarem sem aulas práticas
Foto: Divulgação
Estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Teixeira de Freitas, no extremo sul, decidiram não entrar em sala de aula até que a direção da unidade de ensino resolva diversas pendências. A principal crítica é quanto à falta de aulas práticas em unidades de ensino do município. Os alunos também cobram definição do calendário de disciplinas, além de estruturação de laboratórios, como o de anatomia, e aquisição de livros para a biblioteca, entre outros itens. “Nosso problema é estrutural”, disse o presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso, Vinícius Silva Pessôa ao Bahia Notícias. Segundo ele, até a próxima terça-feira (10) eles vão aguardar o posicionamento da direção do curso sobre as reivindicações. Caso não sejam contemplados, os estudantes podem iniciar uma greve. “Até o dia 10 nós vamos ficar paralisados. Não vamos assistir às aulas”, completou o presidente do CA.

Nesta quarta-feira (4), os estudantes prometem um ato de protesto durante a vista da reitora Joana Angélica Guimaraes da Luz ao campus da UFSB de Teixeira de Freitas. Procurado pelo Bahia Notícias, o diretor do colegiado do curso de medicina Luiz Henrique Santos Guimarães disse que a situação das aulas práticas está prestes a ser resolvida. Ele espera que até a semana que vem a questão seja encaminhada. “Amanhã teremos uma reunião com a presença da reitora e do secretário de Saúde de Teixeira de Freitas. Certamente, no mais tardar na próxima semana, os estudantes já retomam o campo de prática”, afirmou. Segundo Guimarães, a UFSB já tem contratos com as prefeituras de Teixeira de Freitas e Porto Seguro que assegura o exercício prático dos estudantes. 

Porém, acrescenta o coordenador do colegiado, falta esclarecer como será organizada a prática dos estudantes. “Os contratos são genéricos, por isso falta detalhar questões como quantas unidades vão servir de prática, quantos alunos vão atuar em cada unidade e isso requer uma série de reuniões”, completou. Informações do BN.

0 comentários:

Postar um comentário