quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Oito cursos de universidades e faculdades baianas são reprovados pelo MEC

                                                       Ministro Aloisio Mercante do MEC -foto:reprodução
                                                  
 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista com 68 cursos reprovados em universidades e faculdades de todo país. Na Bahia, oito cursos estão proibidos, sendo quatro na Universidade Católica de Salvador (Ucsal). Integram a lista também a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a Faculdade Evangélica de Salvador (Facesa) e a Faculdade Integrada do Extremo Sul da Bahia, em Eunápolis. 
 
A punição atinge graduações que ficaram com menções insatisfatórias no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade do ensino superior. São formações que tiraram 1 e 2 - numa escala que vai até 5 - reiteradamente, nas duas últimas avaliações do MEC, feitas em 2014 e 2011.
 
Na Ucsal: Educação Física (Licenciatura), Música (Licenciatura) e Letras - Língua Portuguesa.
UFBA:     Ciências Biológicas (Bacharelado)
FTC:       Engenharia Elétrica (Bacharelado) 
Facesa:    Música (Licenciatura) 
Faculdade Integrada do Extremo Sul da Bahia, em Eunápolis: Sistema de Informação
 
O CPC é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes concluintes, corpo docente, infraestrutura, recursos pedagógicos e outras variáveis. A cada três anos, um grupo de graduações passa pelo crivo do MEC. A avaliação feita em 2014, cujos resultados ocasionaram as punições publicadas nesta quarta-feira (24), no Diário Oficial, abrangeu graduações nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e afins.
 
A partir da publicação, determinando a suspensão de vestibular nos cursos atingidos, o ingresso de novos alunos está proibido. Mas, segundo o MEC, fica resguardado o direito de estudantes que eventualmente tenham passado em seleção e já estejam matriculados. Informações do Bocão News.

0 comentários:

Postar um comentário