quinta-feira, 28 de junho de 2018

Irecê: Prefeitura divulga balanço e comemora êxito do São João 2018





A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
foto: A estátua de ireceense Dinho feita pelo artista plástico Jailton foi uma das atrações do S.João/reprodução 



Os 40 anos do São João de Irecê foram comemorados em grande estilo em sua edição de 2018. A festa, que homenageou o seu criador, o saudoso professor Jorge Rodrigues, contou com atrações de peso como Adelmário Coelho, Dorgival Dantas, Jonas Esticado, Luan Estilizado, César Menotti e Fabiano, Carlos Pitta, Wallas Arrais, Jorge de Altinho, Fernando Mendes, Os Nonatos e Gilliard; reunindo grandes públicos nos seus três circuitos - Praça Clériston Andrade, Vila Caraíbas e Mercadão do Zé Bigode. 

Entre os dias 21 e 25 Irecê respirou a mais autêntica cultura junina, indo além das apresentações musicais. A abertura contou mais uma vez com uma belíssima Cavalgada pelas ruas da cidade, seguida do tradicional Desfile de Carroças, atração que acontece desde a sua primeira edição. Uma inovação deste ano foi o Corredor do Forró na avenida que liga os dois circuitos principais de shows. Nela, o Trator do Forró arrastou os foliões de um local ao outro, fazendo a festa acontecer praticamente sem intervalo. 
A Vila Caraíbas, cidade cenográfica que recebe réplicas de construções antigas da cidade, também se consolidou como espaço ideal para famílias curtirem atrações culturais como quadrilhas juninas, reisado, bumba meu boi, casamento caipira, dentre muitas outras manifestações.

Assim como em 2017, o São João deste ano se destaca pela paz. Para o coordenador dos festejos, Jazon Júnior, neste período a cidade se envolve pelo clima de alegria, o que contribui para uma maior tranquilidade. "Diante de todas as condições que precisamos nos preocupar para o sucesso do evento, como estrutura, decoração e grade de atrações, a segurança é a mais importante, e graças à nossa parceria com as corporações, o trabalho mais uma vez foi impecável”.

Segundo o delegado da Polícia Civil Ernandes Júnior, houve redução na maioria dos números da segurança da festa esse ano. Foram registradas apenas 12 ocorrências por furto/roubo, três termos circunstanciados por uso de drogas, um por lesão corporal simples e não houve registros de apreensões de armas de fogo e arma branca nos circuitos.
Os dados também apontam que nos três postos de saúde instalados nos circuitos foram registrados 311 atendimentos, sendo que as ocorrências mais frequentes se relacionam a consumo excessivo de álcool e aferição de pressão arterial.

Para o prefeito Elmo Vaz, o São João de Irecê 2018 cumpriu o seu papel cultural, socioeconômico e turístico. “Temos orgulho em fazer uma das maiores e melhores festas do interior do Estado, que se consolida como um dos principais eventos juninos do Nordeste e que também é importante ferramenta de desenvolvimento para a região", afirma. “Para o próximo ano, além de grandes shows, continuaremos enaltecendo a nossa cultura, que, afinal, é o grande esteio disso tudo”.

fonte:ASCOM/reprodução

0 comentários:

Postar um comentário