sábado, 1 de maio de 2021

Salvador: Debate virtual vai celebrar 210 anos de imprensa

Salão interno no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Foto: Divulgação)



O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), junto com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), anunciou a realização de um debate virtual sobre o nascimento da imprensa para celebrar a passagem dos 210 anos de circulação do número 1 da Idade d’Ouro do Brazil.

O encontro na internet está programado para 15 horas de 14 de maio, data precisa de aniversário do primeiro jornal baiano, criado por Manoel Antônio da Silva Serva, pioneiro da indústria gráfico-editorial da iniciativa privada.

Jornalistas, pesquisadores e jornalistas-pesquisadores confirmaram presença na videoconferência, destacando-se Pablo Magalhães, professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob); Nelson Varón Cadena, diretor de cultura da ABI; e Jorginho Ramos, mediador.

– O Idade d’Ouro do Brazil publicava os atos oficiais, defendia os interesses da monarquia e tinha uma equipe de redatores que era, ao mesmo tempo, os próprios censores do jornal – destaca o jornalista.

Um dos objetos das pesquisas de Paulo Magalhães, o Idade teria sido precursor na distribuição de conteúdos contrários aos interesses da sociedade civil, uma vez ter se posicionado contra os então aspirantes a brasileiros, durante a guerra pela Independência.

Não à toa o jornal deixou de circular em junho de 1823, no mês anterior ao imorredouro Dois de Julho, data na qual os baianos derrotaram definitivamente os portugueses e os expulsaram do Brasil.

Nelson Cadena, por sua vez, vai falar sobre o Diário Constitucional, criado em 1821, com a proposta combativa de formar opinião pública contra o comandante das Armas, brigadeiro Madeira de Melo, chefe das forças de Portugal.


fonte:atardeonline - 01/05/2021


0 comentários:

Postar um comentário