quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mundo: Jornalistas brasileiros são presos no Egito

Soldados egipicios prendem jornalistas que cobrem os protestos de rua-Foto:Reuters

O Ministério de Relações Exteriores emitiu nota nesta quinta-feira para protestar contra a prisão dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil no Cairo. Ambos estavam a trabalho para fazer matérias jornalísticas sobre a situação de instabilidade política por que passa o Egito. Os dois foram detidos, vendados e tiveram passaportes e equipamentos apreendidos.

"O governo brasileiro deplora os confrontos violentos associados aos últimos desdobramentos da crise no Egito, em particular os atos de hostilidade à imprensa reportados nesta quarta e quinta-feira. O governo brasileiro protesta contra a detenção dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil, e manifesta a expectativa de que as autoridades egípcias tomem medidas para garantir as liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes no país", disse o Itamaraty em nota, reiterando a disposição de prestar assistência a brasileiros turistas e residentes no País.

"Ao reafirmar a solidariedade e amizade do Brasil ao povo egípcio, o governo brasileiro espera que este momento de instabilidade seja superado com a maior rapidez possível em um contexto de aprimoramento institucional e democrático do Egito", afirmou o Ministério de Relações Exteriores. Informações do portal Terra.

0 comentários:

Postar um comentário