sábado, 30 de maio de 2015

Venezuela:Presidente Maduro impede visita de ex-presidentes a presos políticos

 O ex-presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, a mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, Lilian Tintori, e o ex-presidente da Bolívia, Jorque Quiroga (ao centro, atrás de Lilian), concedem entrevista após serem impedidos de visitar os presos políticos de Nicolás Maduro
 O ex-presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, a mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, Lilian Tintori, e o ex-presidente da Bolívia, Jorque Quiroga (ao centro, atrás de Lilian), concedem entrevista após serem impedidos de visitar os presos políticos de Nicolás Maduro Foto:(Marco Bello/Reuters/reprodução)

 
As autoridades venezuelanas impediram nesta sexta-feira uma visita dos ex-presidentes de Colômbia e Bolívia, Andrés Pastrana e Jorge Quiroga, respectivamente, aos presos políticos mantidos pelo governo bolivariano de Nicolás Maduro. Tanto Pastrana quanto Quiroga viajaram à Venezuela para investigar qual o estado de saúde do chefe do partido opositor Vontade Popular,  Leopoldo López, e do ex-prefeito de San Cristóbal Daniel Caballos, López, de 44 anos, está em greve de fome desde o dia 22 deste mês para cobrar sua libertação e protestar contra a transferência de Ceballos para outra prisão. "Está claro que na Venezuela governa uma ditadura", afirmou Pastranas. "É a segunda vez que não nos deixam passar, mas aquele que se cansar será o perdedor. E aqui estaremos novamente", acrescentou, fazendo alusão a uma tentativa fracassada de visitar o opositor em janeiro.

Lilian Tintori, mulher de López, disse que ele continuará com a greve de fome até que suas demandas sejam atendidas. "Uma vez mais somos testemunhas de que Leopoldo López está sequestrado e de que o impedimento [à visita] é uma ordem vinda de cima", declarou. Horas antes de se dirigir à prisão militar em que o opositor se encontra, a comitiva tentou adentrar na penitenciária civil em que está Ceballos, no Estado de Guárico. Os pedidos para visitar o político também foram negados.

A imprensa venezuelana noticiou que Ceballos foi transferido para outra prisão após autoridades flagrarem o ex-prefeito e López gravando áudios e vídeos em protesto contra o autoritarismo de Maduro. Uma das filmagens divulgadas esta semana mostra López convocando protestos para este sábado contra o governo bolivariano. O chefe do Vontade Popular foi preso após Maduro acusá-lo de "incitar a violência" nas manifestações que resultaram na morte de 43 pessoas, no ano passado. Ceballos, por sua vez, foi denunciado por respaldar os bloqueios montados por ativistas em vias públicas. A expectativa é de que Pastrana e Quiroga participem das novas mobilizações populares.

Para Tarek William Saab, que ocupa o cargo de defensor do povo no governo venezuelano, os ex-presidentes têm o objetivo de fazer uma "campanha internacional" contra a administração bolivariana de Maduro. "Agora eles vêm dar aulas de direitos humanos ao nosso país", disse. "Isto é um distúrbio, um ruído que se soma à guerra midiática do nosso país".

Fonte:Redação Veja c/ agência Reuters

0 comentários:

Postar um comentário