quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Em Salvador: Estudantes desenvolvem carregador portátil à base de energia solar

Em terra de smartphone, quem tem um bom carregador reina. Cada vez mais potentes, os celulares também consomem mais bateria, que precisa ser carregada mais de uma vez ao dia. Foi pensando nisso que estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Isaias Alves (CEEP), no Barbalho, desenvolveram um carregador portátil à base de energia solar. 
Turma do curso técnico do CEEP com carregador de celular à base de energia solar
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO/reprodução)
O invento foi apresentado anteontem, durante a Semana de Ciência e Tecnologia da escola. Desde segunda-feira, 52 projetos voltados à sustentabilidade e à qualidade de vida da população já foram apresentados e o dispositivo que une o sol ao “cel” foi um dos destaques da mostra. 
Quem deu vida à invenção foi a turma do 1º ano do curso técnico - o projeto foi encabeçado pelos amigos Bernardo Nogueira, 15 anos, Radhija Mendes, 14, e William Freitas, 15. “Há dois meses começamos a pensar em qual projeto apresentar na feira, mas a ideia do carregador só veio há duas semanas”, contou William. 
Segundo ele, para desenvolver o protótipo, o grupo realizou várias pesquisas e descobriu que, para carregar o celular uma vez por dia durante um ano, gasta-se cerca de R$ 20. “Eu carrego meu celular três vezes ao dia, o que representa um gasto de R$ 60 (por ano). Nosso desafio era fazer uma tecnologia fácil, útil, não poluível e barata”, destacou o estudante.
O carregador é composto por um conversor de USB, reguladores de tensão e pequenas placas fotovoltaicas. Ao contrário das placas solares, que captam a luz solar, as fotovoltaicas captam as células presentes nessa luz. “Isso faz com que não precise necessariamente estar ao sol para o aparelho funcionar”, lembrou Radhija.  

CONFIRA COMO FUNCIONA A INVENÇÃO NO LINK ABAIXO:


fonte: Correio da Bahia
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquise

Mais vistas

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.