segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Salvador: Sarau literário celebra poesia de Adélia Prado e Cora Coralina

foto:reprodução
Duas amigas, companheiras de uma vida inteira, relembram suas histórias, amores e dores ao se depararem com as obras das poetisas Cora Coralina e Adélia Prado. É esse o mote do sarau literário Cora e Adélia, Receita de Poesia Em Um Dedo de Prosa, que será apresentado gratuitamente em Salvador nesta terça-feira (7). A dupla sessão acontece na Academia de Letras da Bahia, em Nazaré, às 15h e 17h. A participação está sujeita à lotação do espaço e os ingressos gratuitos estarão disponíveis uma hora antes de cada apresentação. Ao final, as atrizes participam de uma bate-papo com o público. 
Cora e Adélia, Receita de Poesia Em Um Dedo de Prosa, é estrelado pelas atrizes Sônia de Paula e Nica Bomfim e conta com direção de Rafaela Amado. Montado em 2014, o sarau retoma apresentações em uma turnê nacional que circula por cinco academias literárias do Nordeste. Além de Salvador, o espetáculo passa por Maceió, Fortaleza, São Luis e Terezina em agosto. Todas as sessões contarão com a particiáção da musicista Cecilia Beraba.
No palco, elas lembram passagens românticas, comoventes, alegres e divertidas. O real encontro das obras se dá por meio dos textos: uma completa o pensamento da outra, com continuidade e trazendo respostas.
Cora Coralina, goiana, mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Adélia Prado, mineira, reúne em sua prosa e em sua poesia temas recorrentes da vida de província, a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, vizinhos, a gente de lá.
Ao promover o encontro de duas vidas similares, de mulheres à frente de seu tempo, o espetáculo também presta seu tributo às mulheres que superaram dificuldades e preconceitos para expor sua arte, mostrando ao mundo como observavam a vida que as rodeava.
Há oito anos, Sônia de Paula e o produtor Marcelo Aouila realizam o projeto “Lê Pra Mim?”, voltado para crianças. Com Cora e Adélia, a proposta é estender o incentivo à leitura também para os adultos. “Vamos atingir um público que espera escutar, na voz de duas atrizes, com a entonação correta e movimentos estudados, os textos de duas grandes poetisas”, afirmam.
fonte:Correio da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário