O ex-ministro e pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) criticou nesta 6ª feira (23.jul.2021) o que chamou de “Ato Institucional BolsoBraga” em referência à suposta ameaça do ministro da Defesa, o general Walter Souza Braga Netto, às eleições de 2022, caso o Congresso não aprovasse o voto impresso auditável em urnas eletrônicas.
Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o ministro teria enviado “um duro recado” ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no último dia 8 de julho, “por meio de um importante interlocutor político”. A informação, no entanto, foi negada tanto por Braga Netto quanto por Arthur Lira ao Poder360.
Em vídeo publicado nas redes sociais, considerando a hipótese de o episódio ter sido verídico, Ciro Gomes disse que a medida supostamente imposta por Braga Netto, a qual chamou de “Ato Institucional BolsoBraga” seria “algo mais violento” que o AI-5 (Ato Institucional 5), decreto emitido na Ditadura Militar que dava ao presidente a prerrogativa de fechar o Congresso e cassar mandatos de políticos.
“Vamos deixar de eufemismo, o general não estava apenas ameaçando as eleições. Na mensagem macabra estava implícito o fechamento do Congresso, do Supremo e de todas as instituições livres”, disse. “Era simplesmente a volta da ditadura, porque para não haver eleições, precisaria todo esse desmonta da nossa estrutura democrática.”
Segundo Ciro, o AI-5 “veio gradativamente, após 4 anos de perdas constantes de liberdades”, e “Ato Institucional BolsoBraga chegaria de chofre”.
Assim, o pré-candidato defende que não “são só as eleições de 2022 que estão sob a ameaça de Bolsonaro e do general Braga Netto, é a própria democracia brasileira”.
No vídeo, Ciro ainda ironiza a situação sugerindo que as informações publicados pelo O Estado de S. Paulo, apesar de negadas, são verdadeiras.
“O genial Luis Fernando Veríssimo precisa ressuscitar a velhinha de Taubaté porque só ela acreditaria que o generalBraga Netto não mandou uma ameaça ao Congresso”, disse.
Assista o vídeo (1min42seg):
O vídeo de Ciro é possivelmente mais uma peça idealizada pelo ex-marqueteiro do PT João Santana, que foi contratado para assumir a comunicação do PDT em 22 de abril de 2021.
Fonte:PODER 360 - 23/07/2021 - 18h:25min.
0 comentários:
Postar um comentário