sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mundo: Malcolm McLaren, criador dos Sex Pistols, morre de câncer

Malcom McLaren, o ex-empresário musical britânico e autoproclamado mentor intelectual da banda ícone do cenário punk The Sex Pistols morreu de câncer em um hospital da Suíça, informou sua namorada Young Kim. Ele tinha 64 anos. Coincidentemente, McLaren faleceu no dia do aniversário de sua ex-mulher, a estilista britânica Vivianne Westwood.
Ex-companheiro e sócio de Vivienne Westwood, McLaren vinha sofrendo de câncer havia algum tempo. O estado de saúde dele havia piorado nos últimos dias.
Young Kim disse à Reuters que McLaren viajou para Nova York em fevereiro para o lançamento de um livro de arte antes de retornar para a Suíça para ser tratado em uma clínica. Ele morreu de um tipo raro de câncer chamado mesotelioma. "Malcom McLaren foi um homem que mudou o mundo e é uma influência permanente", afirmou Kim.
Malcolm McLaren é considerado o pai do movimento punk no final dos anos 1970 por ter contribuído com a formação dos Sex Pistols e também ter se envolvido com os New York Dolls.Nascido em Londres em 1946, McLaren continuou sua carreira nos anos 1980, depois da separação dos Sex Pistols, à frente do grupo Public Image Limited (PIL). Ele continuou sua carreira nos anos 1980, depois da separação dos Sex Pistols, à frente do grupo Public Image Limited (PIL).
"Penso que foi uma das personalidades mais importantes da música mundial”, afirmou o seu porta-voz Les Molloy à emissora Sky News. “Com seu gênio, Malcolm pegou a cultura dos jovens da época e a fez explodir. Foi algo que fortaleceu a nação”, completou o porta-voz.
Sem Malcolm McLaren não teria havido o movimento punk”, disse por sua vez o jornalista Jon Savage, autor de um livro sobre a história do punk e dos Sex Pistols, chamado “England's Dreaming”. "É uma das poucas pessoas que teve um impacto excepcional na vida social e cultural do país”, endossou.
História - Malcolm McLaren foi casado com Vivienne Westwood, fundadora da marca de lingerie Agent Provocateur, com quem teve um filho, Joseph, em 1967. Depois de passar a infância no bairro popular de Stoke Newington, no norte da capital britânica, estudou arte na St. Martin's College of Arts e no Goldmiths College, em Londres.
De 1975 a 1977, dirigiu com Vivienne Westwood uma loja de roupas na famosa King's Road, no bairro de Chelsea, centro de Londres. Também foi empresário do grupo americano New York Dolls, antes de lançar os Sex Pistols - banda que impressionou a Inglaterra por suas canções que tiravam “sarro” da rainha, enquanto seu vocalista, Johnny Rotten, de cabelos verdes, revolucionava o rock britânico.
Mais tarde lançou seus próprios projetos musicais, como o álbum “Duck Rock” de 1983, e teve grande êxito na Grã-Bretanha com canções como “Double Dutch”. Malcolm McLaren continuou lançando álbuns até a primeira década deste século, entre eles “Shallow - Musical Paintings”, no ano passado. Segundo o porta-voz, citado pelo jornal The Independent, seu corpo será levado a Londres e enterrado no cemitério de Highgate.
Fonte:EFE/Reuters
Foto:EFE

0 comentários:

Postar um comentário