sexta-feira, 10 de julho de 2015

Em C. do Coité: Estudante desenvolve sistema que faz moto funcionar só com uso de capacete


 Estudante desenvolve sistema que faz moto funcionar só com uso de capacete
 Foto:reprodução

Em apenas quatro dias o estudante Marcelo Oliveira Pinto, 16 anos, com o apoio da colega Poliana Mascarenhas de Abreu, 16, desenvolveu um projeto de segurança para motociclistas, no qual a motocicleta bloqueia quando o condutor está sem capacete. O sistema também identifica se o motociclista em movimento retira o capacete e faz a moto parar.


Estudantes com a professora professora Tereza Cristina, mãe de Poliana -foto:reprodução

O estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité explica que o equipamento também evita o furto do veículo, uma vez que se o bandido estiver usando outro capacete a moto não liga. É que cada capacete precisa ter um sistema rádio transmissor interligado com a motocicleta e não reconhece outro.

Segundo o site Calila Notícias, os estudantes foram convidados a participar da Feira de Ciências da Bahia – FECIBA em outubro do ano passado onde foram premiados pela ideia e conseguiram através do Governo do Estado todo suporte para participarem de outro evento do setor que aconteceu em Fortaleza – CE no mês de maio deste ano, e lá mais uma vez foram classificados para apresentarem o projeto na Amostratec Feira de Ciências em Novo Hamburgo – RS entre os dias 26 a 30 de outubro 2015.

Marcelo informou ao site que a ideia surgiu no ano passado quando um acidente de moto deixou gravemente ferido o amigo Leonardo Santos, que ficou vários dias em coma. “Minha colega Poliana perguntou se não era possível inventar algo que não permitisse o funcionamento da moto, caso o condutor estivesse sem o capacete. Passamos a pesquisar sobre acidentes que envolvem motocicletas, pesquisamos na internet e em revistas. Depois de várias tentativas conseguimos acoplar ao capacete um dispositivo que é acionado quando colocado na cabeça, quando é possível ligar a moto”, relatou Marcelo à reportagem.

Fonte:Acorda cidade/Feira
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquise

Mais vistas

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.