quinta-feira, 9 de julho de 2015

Papel dos Brics deve ser reforçado, diz presidente Dilma

Dilma: em meio à crise econômica global, papel dos Brics deve ser reforçado
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
 
A presidente Dilma Rousseff defende que, diante da crise econômica global, o papel das cinco maiores economias emergentes do mundo deve ser reforçado. A defesa foi feita na abertura da reunião de chefes de Estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com o conselho empresarial do grupo. Dilma argumenta que o aumento dos fluxos comerciais e de investimentos entre os países do bloco trará benefícios aos cinco membros e também ao mundo. "Neste momento de crise internacional, devemos reforçar cada vez mais o papel dos Brics tão importante para o desenvolvimento global. Para tanto, o comércio e os investimentos serão fundamentais", disse Dilma no discurso. A presidente citou que, juntos, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul já são parte de cerca de 40% dos fluxos do mundo.
 
Diante desse papel a ser exercido, Dilma exaltou a iniciativa de criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como banco dos Brics, e instrumentos como o acordo para o contingente de reservas internacionais. As iniciativas estão sendo regulamentadas e o funcionamento começará em breve. Sem citar a Grécia, a presidente descartou a hipótese - levantada por alguns veículos de comunicação russos - de que o banco dos Brics poderia emprestar dinheiro a Atenas. 
 
Segundo Dilma, a instituição tratará de "projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável inicialmente em nossos países e posteriormente em outros países em desenvolvimento".Informações do BN.

0 comentários:

Postar um comentário