quarta-feira, 10 de maio de 2017

Brasil: Depoimento do ex- presidente Lula a Moro ganha repercussão internacional


                           O ex- presidente Lula chega em Curitiba para depor carregando uma bandeira do Brasil foto:Paulo Whitaker/reprodução
O depoimento do ex-presidente Lula ao juiz federal Sérgio Moro nesta quarta-feira, 10, em Curitiba ganhou destaque em portais de notícias internacionais. As matérias tratam do embate político entre os dois e dos protestos no Brasil.
O jornal italiano 'La Repubblica' disse que "o dia da verdade chegou" e o confronto esperado entre Lula e Moro vai acontecer. O ex-presidente é acusado de ter recebido vantagens após favorecer a empreiteira OAS.  "O caso virou uma grande dor de cabeça", destaca.  
O La Repubblica fala ainda que o partido convocou milhares de militantes para a ocasião.   
A BBC ressaltou que o depoimento vai influenciar o destino de Lula, lembrando que o petista é o candidato favorito para as próximas eleições presidenciais. Por isso, o portal afirma que Lula não estará falando apenas para o juiz. "As suas palavras serão medidas para passar a mensagem certa aos eleitores em todo o País".
Já o jornal Clarín, da Argentina, diz que o Brasil está sob tensão por causa do "explosivo encontro", que virou o assunto do dia. O depoimento é o momento para que o juiz Sérgio Moro prove suas hipóteses sobre a culpa do reú. E Lula deve demonstrar que as suspeitas são "artimanhas judiciais" que escondem uma perseguição política. 
O Le Monde, da França, também afirma que a audiência pode sufocar as ambições de Lula de retornar ao poder, afirma. Nos arredores do local onde "o ícone da esquerda latino-americana" presta depoimento, há "barreiras, dezenas de policiais e milhares de simpatizantes do ex-presidente, que estão sendo mantidos a distância".
O The Guardian trouxe fotos de Lula com uma bandeira do Brasil na mão, acompanhado de militantes do PT, a caminho do tribunal. Segundo o jornal inglês, o encontro entre Lula e Moro dividiu o Brasil.
Na matéria que recebe destaque no portal, Moro é citado como um heroi nacional por prender os ricos e poderosos envolvidos em escândalos de corrupção. The Guardian afirma, ainda, que se o ex-presidente for preso,  "será uma extraordinária queda para um homem que transformou o Brasil durante seus oito anos na presidência".
fonte:Estadão
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquise

Mais vistas

Marcadores

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.