segunda-feira, 20 de março de 2017

Carne Fraca: ‘Será um desastre’, diz ministro da Agricultura sobre veto à carne

O ministro Blairo Maggi concede entrevista na entrada principal da Mapa, para fazer um balanço sobre a situação das carnes brasileiras, em decorrência da investigação desencadeada pela Polícia Federal. Foto: Carlos Silva /Mapa (Carlos Silva/MAPA)
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta segunda-feira (20) que o governo brasileiro precisa se apressar para dar explicações aos países que importam carne do Brasil. A preocupação é com o bloqueio desses mercados ao produto brasileiro, consequência da Operação Carne Fraca, que revelou um esquema de corrupção envolvendo fiscais agropecuários e frigoríficos.
“Temos que correr para atuar no mercado externo. Não podemos permitir o fechado [do mercado]. Uma vez que aconteça o fechamento, serão muitos anos de trabalho para reabrir novamente. Nossa preocupação é não deixar sem resposta nenhum pedido de informação de nenhum mercado”, afirmou ele. Será um desastre se os países importadores restringirem a entrada da carne brasileira. “Se todos os países suspenderem, será um desastre.”
Além de China, Chile e Coreia do Sul, o governo brasileiro também recebeu pedidos de explicações do Egito e manteve contato com a Rússia, que está monitorando a reação da comunidade europeia.
Representantes do Ministério da Agricultura terão uma conversa às 21h (horário de Brasília) com autoridades chinesas. O objetivo é liberar o desembarque da carne brasileira. Por enquanto, o produto brasileiro não pode sair dos portos chineses.
Em relação à comunidade europeia, Maggi afirma que o governo já está conversando com os representantes para tratar da carne brasileira.
“Eles não tomarão nenhuma atitude contra o Brasil, a não ser contra as 21 empresas [alvo da investigação]. Dessas 21, quatro exportaram. Não há retaliação e sim preocupação”, disse.
Sobre o Chile, o ministro afirmou que o Brasil ainda quer entender que as restrições envolvem toda a carne exportada ou apenas os produtos das 21 empresas investigadas.
Já a Coreia do Sul interrompeu a importação de frango da BRF. “A Rússia está observando o movimento da comunidade europeia. O Egito também nos comunicou sobre a possibilidade [de levantar restrições].”
O ministro diz que espera receber pedido de explicações de mais de 30 países, referindo-se ao total de países que importam do Brasil.
Intervenções
Maggi  determinou intervenção nas superintendências da pasta no Goiás e no Paraná, onde a Polícia Federal encontrou indícios de irregularidades na Operação Carne Fraca.
Funcionários do ministério que atuam em Brasília serão deslocados para esses dois Estados com a missão de “dar uma limpa” nos procedimentos. Escutas da Polícia Federal detectaram que, nessas superintendências, funcionários foram subornados para liberar a comercialização de produtos fora das especificações e até mesmo deteriorados.
Fonte:Veja c/ Estadão Conteúdo

0 comentários:

Postar um comentário