terça-feira, 12 de maio de 2020

Bahia: Em Cairu, família abriu caixão de vítima da Covid-19 em velório; cinco foram contaminados


A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Cidade de Cairu - foto:Prefeitura Municipal de Cairu/reprodução facebook

Após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Cairu  nesta segunda-feira (11), com o óbito de uma paciente, outras contaminações pelo novo coronavírus foram registradas no município do Baixo Sul baiano. Conforme fontes do Bahia Notícias, mesmo sabendo da suspeita da doença, familiares abriram o caixão e realizaram um velório antes do enterro, infectando pelo menos cinco pessoas.
As novas contaminações foram confirmadas após realização, nesta terça (12), de teste rápido em 12 pessoas que participaram do velório, no distrito da Gamboa. Entretanto, antes disso, conforme relatos de moradores da região, a equipe da prefeitura sofreu com a resistência dos familiares, que inicialmente se recusaram a fazer o exame, agrediram servidores e até ameaçaram com um facão.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria da Saúde de Cairu em conjunto com o Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Covid -19 comunica que nesta terça -feira (12/05) iniciou a testagem rápida nos familiares e contatos próximos da primeira vítima fatal da Covid -19 que teve o resultado positivo confirmado ontem pelo LACEN.
Cinco (05) pacientes testaram positivo e encontram -se monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. Este número soma -se ao caso confirmado da paciente anterior que veio a óbito, totalizando assim (06) seis casos confirmados no município - arquipélago.

O monitoramento desses casos obedecem critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Os (05) cinco pacientes encontram -se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. Quinze (15) pacientes com síndrome gripal também encontram -se sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

Sete (07) pacientes testaram negativo no dia de hoje. Estes casos somam -se aos anteriores descartados, totalizando (09) nove pacientes com exames negativos para Covid -19.
Registramos ainda na data de hoje, trinta e cinco (35) pacientes que não apresentam sintomas, mas tiveram passagem por outros municípios brasileiros que já registram Covid - 19 sendo monitoradas pela Secretaria Municipal da Saúde e encontram-se em isolamento domiciliar. Esse número de pacientes é composto essencialmente por moradores do município - arquipélago que encontravam - se fora do território do município por conta da suspensão do transporte marítimo e só agora tiveram autorização para retornar para suas residências. Todos deverão cumprir o período determinado de isolamento domiciliar.

fonte:BN c/adaptações e acréscimo 12/05/2020

0 comentários:

Postar um comentário