O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e outros movimentos sociais da Bahia, especialmente do Território de Irecê, foram impactados com a triste notícia da repentina morte de João da Cruz de Souza Santos, ocorrida no início da noite desta terça-feira, 17. Na sede estadual da Fetag-BA, foram feitas homenagens de corpo presente, na manhã desta quarta-feira, 18. Seu corpo deverá chegar em Presidente Dutra no final da tarde, para novas homenagens e em seguida, o funeral terá sequência na comunidade de Boa Vista, zona rural de Presidente Dutra, onde deverá ser sepultado às 10h desta quinta-feira, 19.
quarta-feira, 18 de junho de 2025
Região de Irecê lamenta morte do sindicalista João da Cruz
Agricultor familiar radicado em Presidente Dutra, onde ingressou no movimento sindical, ele era natural de Gentio do Ouro-BA. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Presidente Dutra, depois do Polo Sindical do Território de Irecê e atualmente era presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado da Bahia – Fetag-BA.
A sua morte foi sentida por diversos setores sociais e políticos da Bahia, sendo homenageado por movimentos populares, deputados e o governador Jerônimo Rodrigues.
Em sua página no “X”, o governador ressaltou: “recebi com tristeza a notícia da partida de João da Cruz, amigo e presidente da FETAG-BA. Defensor incansável da agricultura familiar, deixa um legado que honra nosso povo do campo. Meus sentimentos à família, aos amigos, à equipe da FETAG e ao PCdoB”.
O prefeito de Presidente Dutra, ‘Robertão’ Carlos Alves de Souza, decretou luto oficial de três dias. No decreto, o prefeito destacou as qualidades do líder sindical, amigo e correligionário. “João da Cruz prestou relevantes serviços ao movimento às famílias produtoras e à política municipal, deixando-nos o exemplo de dignidade e luta”.
Além de lideranças políticas, a Confederação Nacional e a Federação Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais renderam homenagens ao sindicalista.
Fonte:Cultura & Realidade - 18/06/2025
0 comentários:
Postar um comentário