quarta-feira, 18 de junho de 2025

Região de Irecê lamenta morte do sindicalista João da Cruz


João da Cruz - foto:Contag


                                                  
                          

O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e outros movimentos sociais da Bahia, especialmente do Território de Irecê, foram impactados com a triste notícia da repentina morte de João da Cruz de Souza Santos, ocorrida no início da noite desta terça-feira, 17. Na sede estadual da Fetag-BA, foram feitas homenagens de corpo presente, na manhã desta quarta-feira, 18. Seu corpo deverá chegar em Presidente Dutra no final da tarde, para novas homenagens e em seguida, o funeral terá sequência na comunidade de Boa Vista, zona rural de Presidente Dutra, onde deverá ser sepultado às 10h desta quinta-feira, 19.


Agricultor familiar radicado em Presidente Dutra, onde ingressou no movimento sindical, ele era natural de Gentio do Ouro-BA. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Presidente Dutra, depois do Polo Sindical do Território de Irecê e atualmente era presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado da Bahia – Fetag-BA.

A sua morte foi sentida por diversos setores sociais e políticos da Bahia, sendo homenageado por movimentos populares, deputados e o governador Jerônimo Rodrigues.

Em sua página no “X”, o governador ressaltou: “recebi com tristeza a notícia da partida de João da Cruz, amigo e presidente da FETAG-BA. Defensor incansável da agricultura familiar, deixa um legado que honra nosso povo do campo. Meus sentimentos à família, aos amigos, à equipe da FETAG e ao PCdoB”.

O prefeito de Presidente Dutra, ‘Robertão’ Carlos Alves de Souza, decretou luto oficial de três dias. No decreto, o prefeito destacou as qualidades do líder sindical, amigo e correligionário. “João da Cruz prestou relevantes serviços ao movimento às famílias produtoras e à política municipal, deixando-nos o exemplo de dignidade e luta”.

Além de lideranças políticas, a Confederação Nacional e a Federação Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais renderam homenagens ao sindicalista.

Fonte:Cultura & Realidade - 18/06/2025

0 comentários:

Postar um comentário