quarta-feira, 9 de junho de 2021

Em Buenos Aires: Brasileiros vieram da selva, mas argentinos chegaram de barco da Europa, diz Alberto Fernández

 

Alberto Fernández, presidente da Argentina (Foto: Reprodução/Facebook)
Alberto Fernández, presidente da Argentina (Foto: Reprodução/Facebook)

 

O presidente argentino, Alberto Fernández, disse nesta quarta-feira (9) que “os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros, da selva, e nós, chegamos em barcos”. “Eram barcos que vinham da Europa”, afirmou, apontando para Pedro Sánchez. Depois, referendou: “O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso”. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as afirmações foram feitas durante um encontro na manhã desta quarta (9) com o premiê da Espanha, em Buenos Aires.

De acordo com a reportagem, o líder argentino acreditava fazer menção a uma frase incorretamente atribuída ao escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998), Nobel de literatura em 1990, em que ele teria discorrido sobre a raiz asteca dos mexicanos e a origem inca dos peruanos. Fernández, porém, confundiu-se, e a frase é na verdade parte de uma canção do compositor Litto Nebbia.

Após a repercussão de sua fala, Fernández argentino publicou uma mensagem no Twitter na qual diz que “nossa diversidade é um orgulho”. “Mais de uma vez foi dito que ‘os argentinos descendemos dos barcos’. Na primeira metade do século 20 recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que conviveram com os nossos povos originários. Nossa diversidade é um orgulho.” Na sequência, acrescentou que “não quis ofender ninguém” e pediu desculpas “a quem tenha se sentido ofendido ou inviabilizado”. Informações do Bahia.Ba em 09/06/2021.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário